Início do conteúdo

CGPE Explica inicia tratando da Promoção e Progressão de Professores

Série de postagens vai informar sobre direitos e deveres do servidor


A Coordenação de Gestão de Pessoas – CGPE do IFPE Afogados da Ingazeira, lança o quadro “CGPE Explica”, a iniciativa consiste na produção de uma série de conteúdos explicativos que tem por objetivo tirar dúvidas e capacitar os servidores sobre temas do seu interesse, no que diz respeito aos direitos e deveres do servidor do Instituto.

O quadro acontece paralelamente ao “CGPE Indica” uma série de indicações de cursos de qualificação para servidores e servidoras do Campus, ambos fazem parte do Plano de Ação do setor para 2022.

Para as próximas edições, será enviado um formulário de consulta de temas, por meio do qual o servidor poderá fazer sugestões.

Aceleração da promoção, progressão e promoção funcional de professores: qual a diferença?

A ACELERAÇÃO DA PROMOÇÃO ocorre quando os docentes são aprovados no estágio probatório do respectivo cargo de qualquer nível da Classe D I para o nível 1 da classe D II, pela apresentação de título de especialista ou das Classes D I e D II para o nível 1 da classe D III, pela apresentação de título de mestre ou doutor.
Por exemplo, um professor que atualmente se encontra na Classe/Nível D-102 (D I e nível 2) é aprovado em estágio probatório e apresenta o título de mestre, então a sua aceleração da promoção se dará para a Classe/Nível D-301 (D III e nível 1).

A PROGRESSÃO POR DESEMPENHO FUNCIONAL é a passagem do servidor docente para o nível de vencimento imediatamente superior dentro de uma mesma classe pelo cumprimento de dois critérios: o interstício de 24 meses de efetivo exercício em cada nível e a aprovação em avaliação de desempenho.
Por exemplo, um professor que está na CLASSE/NÍVEL D-301, caso cumpra os critérios, progredirá para D-302, ou seja, a mudança de nível ocorre dentro da classe D III.

A PROMOÇÃO POR DESEMPENHO FUNCIONAL é a passagem do servidor docente de uma classe para outra subsequente pelo cumprimento do interstício de 24 meses de efetivo exercício no último nível da Classe antecedente àquela para a qual se dará a promoção e a aprovação em avaliação de desempenho.
Por exemplo, um professor que está na CLASSE/NÍVEL D-304, caso cumpra os critérios, progredirá para D-401, ou seja, há uma mudança de nível da Classe D III para a Classe D IV.

Atenção servidor/a: no momento de realizar a sua solicitação é importante verificar a nomenclatura correta antes de protocolar o processo no SEI – Sistema Eletrônico de Informações. Toda documentação necessária poderá ser verificada através do e-mail: cgpe@afogados.ifpe.edu.br.

Fonte: Lei nº 12.772/2012

Fim do conteúdo