Projeto ‘Meninas na Engenharia’ seleciona estudantes para ciclo de encontros

O objetivo é aumentar o interesse feminino pela área de exatas

Nesta terça-feira (10), quatro estudantes bolsistas do Projeto de Extensão “Meninas na Engenharia” do IFPE Afogados realizaram uma visita à Escola de Referência em Ensino Médio Normal Estadual Professora Ione de Góes Barros, em Afogados da Ingazeira.

O objetivo da visita foi selecionar 20 estudantes meninas do 3º ano do ensino médio para participarem de um ciclo de sete encontros do Projeto com início previsto para o final de maio, sendo um encontro por mês.

As atividades acontecerão nos laboratórios do IFPE Afogados e serão conduzidas pelas bolsistas Érika Mayara Alves de Lima e Décia de Paula Leonardo, do Curso Técnico Subsequente em Eletroeletrônica e por Maria Sabrina Rodrigues Tavares e Josislene Pereira de França, do curso de Engenharia Civil. Elas terão a supervisão da professora Ladjane Coelho, coordenadora do curso de Engenharia Civil do IFPE Afogados e responsável pelo projeto junto com o professor e coordenador do Curso Subsequente de Eletroeletrônica Newton Leite.

De acordo com Ladjane Coelho, o objetivo é “motivar meninas a escolherem cursos da área de exatas e aumentar a representatividade das mulheres nesta área”. Segundo dados de 2016 do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira – INEP, em relação aos 20 primeiros cursos superiores com maior número de matrículas, as meninas somavam apenas 10,2% em Engenharia Elétrica, 13,1% em Engenharia Mecânica, 30,3% em Engenharia Civil e 35,2% em Engenharia de Produção.

“A área de exatas é vista como uma coisa muito complicada, esse é um assunto tabu, que precisa ser discutido. Muitas vezes a mulher na sociedade é desencorajada, pois isso é tido como uma coisa que ela não pode fazer. Minha motivação foi mostrar para outras meninas que o nosso curso não é uma coisa difícil, podemos aprender, se desenvolver e exercer diversas profissões da área”, afirma a estudante Décia de Paula Leonardo.

O projeto de extensão “Meninas na Engenharia: Desconstruindo Paradigmas com Ensino em Ciência e Tecnologia” conta com a parceria da Faculdade do Oeste da Bahia – FOB, na pessoa da professora e engenheira eletricista Stefânia de Oliveira Silva.

As estudantes selecionadas receberão certificados de participação e ao final do ciclo de encontros irão desenvolver um protótipo, como forma de colocar em prática os conhecimentos adquiridos.