Abertas as inscrições para Programa de Monitoria 2024.1 do IFPE Afogados

Estudantes podem se inscrever de 22 a 28 de fevereiro, por formulário eletrônico

O IFPE Afogados está com inscrições abertas para a seleção de monitores/as do Programa de Monitoria 2024.1, com vigência para o período de março a junho. O Programa tem duas modalidades: monitoria remunerada por bolsa e monitoria voluntária.

O/A monitor/a será orientado/a sempre por um/a professor/a, denominado/a professor/a orientador/a. Cada estudante poderá se inscrever em apenas 01(um) componente curricular. A tabela completa com o quantitativo de vagas está disponível no edital da seleção. Estão sendo oferecidas 69 vagas, compostas por 20 monitorias remuneradas e 49 monitorias voluntárias.

Podem se inscrever estudantes regularmente matriculados/as nos cursos técnicos integrados, técnicos subsequentes e superiores que se enquadrem nos seguintes critérios:

• Estar adimplente com a Biblioteca;

• Ter obtido média final igual ou superior a 6,0 (seis), para os cursos técnicos integrados ou subsequentes e média igual ou superior a 7,0 (sete), para os cursos superiores, no qual está pleiteando a monitoria. Em ambos os casos, não deve possuir nenhuma reprovação no componente curricular que se candidatou;

• Dispor para o exercício da monitoria no mínimo de 8 (oito) e no máximo de 12 (doze) horas semanais de atividades, conforme horários estabelecidos pelo/a professor/a orientador/a, os quais não poderão ser coincidentes com o horário das aulas do/a estudante;

• Caso tenha sido monitor/a em seleção anterior deverá ter entregue o relatório final das atividades de monitoria;

• Para o recebimento da bolsa do Programa de Monitoria, o/a classificado/a deverá ser oriundo/a da Rede Pública de Educação Básica ou apresentar renda familiar per capita de até 1,5 salários mínimos;

• Não se enquadrando no perfil de bolsista, o/a classificado/a poderá optar pela monitoria voluntária;

• Não ser bolsista de qualquer outro órgão ou Programa Regular de Bolsas do IFPE, exceto do Programa de Apoio à Manutenção Acadêmica;

• Não possuir vínculo empregatício com entidade pública/privada ou outra atividade remunerada de qualquer natureza para o recebimento da bolsa do Programa de Monitoria.Caso o/a estudante possua atividade remunerada, poderá optar pela monitoria voluntária.

Inscrição

A inscrição será realizada por meio do link:https://bit.ly/2024monitoria1 no qual deverá ser anexado o histórico escolar do candidato/a expedido pela Coordenação de Registro Acadêmico (CGRA) ou obtido pelo/a próprio/a candidato/a diretamente do Q-acadêmico.
O Resultado Preliminar será divulgado no dia 07/03, de 07 a 08/03 será o prazo para interposição de recursos. O Resultado Final e a Convocação dos/as Monitores/as será no dia 11/03.

Remuneração

O valor mensal de cada bolsa é de R$ 200 (duzentos reais). Os/As candidatos/as classificados/as em primeiro lugar farão jus a cota de bolsa desde que se enquadrem nos critérios de vulnerabilidade social (item 5 alínea f do edital) e não exerçam atividade remunerada de qualquer natureza (item 5, alíneas g, h).

Caso o/a candidato/a melhor colocado/a no componente curricular esteja impossibilitado de receber a bolsa, o/a mesmo/a poderá ser contemplado/a com a monitoria voluntária ficando o próximo/a candidato/a habilitado/a para o recebimento da bolsa monitoria.

Caso não haja inscritos/as para o componente curricular ofertado com monitoria remunerada para determinado curso, a mesma será realocada, preferencialmente, entre os outros componentes curriculares do mesmo curso e que tenham ofertado vagas para monitoria voluntária.

O recebimento da bolsa monitoria ocorrerá por meio de depósito em conta do/a estudante
favorecido/a ou por ordem de pagamento no CPF do/a estudante – monitor/a.

Dúvidas podem ser enviadas para o e-mail: cae@afogados.ifpe.edu.br ou de forma presencial na sala da Coordenação de Apoio ao Ensino e ao Estudantes – CAEE, no Bloco F.

Confira toda as informações no Edital da Seleção, que é de leitura obrigatória para os/as candidatos/as:

>>Edital Monitoria 2024.1

• Publicação do Edital: 22/02/2024
• Período de Inscrição: 22 a 28/02/2024
• Análise e Avaliação das Inscrições: 29/02 a 04/03/2024
• Publicação do Resultado Preliminar: 07/03/2024
• Interposição de Recurso: 07/03 a 08/03/2024
• Resultado Final e Convocação dos(as) Monitores(as): 11/03/2024
• Entrega da Documentação Complementar (Estudante-monitor): 11/03 a 13/03/2024
• Entrega do Plano de Trabalho do(a) Estudante Monitor(a) (Professor-orientador): 11/03 a 13/03/2024
• Início das Atividades de Monitoria: 11/03/2024
• Reunião de Alinhamento com os Monitores: 19/03/2024