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Encontro Pedagógico discute perspectivas para o Ensino Híbrido

Equipe docente e multidisciplinar estiveram reunidas debatendo o assunto


Toda a equipe multidisciplinar e os docentes do IFPE Afogados da Ingazeira estiveram reunidos nesta terça (17), no II Encontro Pedagógico de 2021.

O evento é realizado a cada início de semestre letivo e tem objetivo de aprofundar discussões sobre um tema específico e sobre as ações de cada período. Este encontro debateu de forma especial o tema do ensino híbrido, com a participação de dois convidados externos.

O primeiro foi o professor Márcio José de Santana, Pró-Reitor de Ensino do Instituto Federal do Triângulo Mineiro, que compartilhou a experiência que vem sendo implementada no IFTM no que se refere a adaptação às aulas em formato híbrido, em um modelo  denominado pela Instituição de “Ensino Flexível Híbrido”. Ele ressaltou a necessidade da ressignificação de conceitos como este e da capacitação contínua da equipe. Mencionou ainda o desafio que é o esgotamento de toda a comunidade, principalmente do grupo mais próximo às atividades de ensino, durante o período de pandemia.

O segundo convidado foi Airton Araújo de Souza Júnior, do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN), que  tratou do ensino híbrido, suas concepções, possibilidades e desafios. O professor iniciou evidenciando as diferenças dos conceitos de Ensino Híbrido e EaD. Em seguida, mostrou as variações possíveis de hibridização e trouxe exemplos de experiências bem-sucedidas na área.

“Não existem receitas prontas, mas sim caminhos para facilitar esta jornada, que passam por mapear a realidade da nossa comunidade e encontrar um modelo que melhor se adapte a ela”, frisou o especialista.

A diretora-geral do IFPE Afogados, Andrea Dacal, finalizou o encontro afirmando a essência do trabalho desenvolvido pela equipe do Campus: “Acredito que quando a gente trabalha exercitando a empatia e enxergando o nosso estudante como um ser humano, já estamos no caminho do cumprimento da nossa missão e da nossa própria realização profissional”.

Para mais informações sobre o ensino híbrido: https://sites.google.com/escolar.ifrn.edu.br/ensinoh/home?authuser=1

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