Temas da Agroecologia e da Educação do Campo mobilizam comunidade acadêmica do IFPE Afogados

Campus foi um dos a receber o 7° Seminário de Agroecologia e o 6° Seminário de Educação do Campo do IFPE

De 07 a 09 de maio, os Campi Garanhuns e Afogados da Ingazeira sediaram a edição 2024 dos Seminários de Agroecologia Educação do Campo do IFPE.

Os eventos juntos tiveram mais 2.455 participantes inscritos e reuniram mais de 20 palestrantes, entre eles convidados internacionais.

No Campus Afogados os eventos contaram com a participação de mais de 300 pessoas e a apresentação de 20 trabalhos nas categorias: Relato de experiência popular; Relato de experiência técnica-científica e Relato de experiência técnica.

O IFPE Afogados oferece desde 2019 a Especialização em Educação do Campo e também é um dos Campi no estado a realizar o Programa Escola da Terra, que viabiliza formação de professores e professoras das escolas da zona rural de municípios da região do Pajeú.

Dos trabalhos apresentados, 9 foram produtos de aplicação de projetos de intervenção relacionados ao Programa Escola da Terra, com relatos de experiências desenvolvidas nas escola do campo dos municípios que participaram do programa.

A programação contou com mesas de diálogo, palestras, lançamentos de livro, oficinas e apresentações culturais como a do grupo Côco de Roda Negras e Negros do Leitão da Carapuça e dos poetas Elenilda Amaral e Antônio Nunes.

Para a professora do IFPE Afogados e integrante da comissão organizadora, Maria Amélia Silva Costa, foi de extrema importância ser um das sedes de um evento com uma temática tão relevante, que traz a Educação do Campo e da Agroecologia para adiar ao fim do mundo.

“É uma oportunidade não só para os nossos estudantes, mas para toda a população e a comunidade externa da região do Pajeú participarem de uma programação vasta, diversificada, com palestrantes internacionais, com oficinas e com apresentação de trabalhos. Foi o momento de coletivamente analisarmos e pensarmos como a agroecologia e como a educação do campo aliadas podem ajudar no desenvolvimento de uma vida mais sustentável, com muito mais sentido para toda a comunidade”, avaliou.

Os eventos são organizados pela Coordenação de Extensão dos Povos do Campo, vinculada à Pró-Reitoria de Extensão – Proext do IFPE, em parceria com os Campi Garanhuns e Afogados da Ingazeira.

Confira todas as fotos do evento clicando aqui