Notícias
Projeto “Mulheres Conectadas” leva inclusão digital e equidade de gênero à zona rural de Afogados da Ingazeira
Iniciativa é fruto de uma parceria entre a Poder Municipal e o IFPE Afogados
De uma parceria entre o IFPE Afogados da Ingazeira e as Secretarias Municipais da Mulher, de Planejamento e Gestão, de Governo e de Educação surgiu o Projeto “Mulheres Conectadas”. A iniciativa consiste na oferta de cursos de capacitação nas temáticas de Letramento Digital e Gênero para mulheres trabalhadoras rurais em vulnerabilidade social do Sítio São João Velho, zona rural do município.
As aulas tiveram início no dia 11 de fevereiro e seguem pelo mês de março e acontecem no laboratório de informática da Escola do Municipal São João. O projeto atenderá 16 mulheres e é coordenado pela professora Maria Amélia Silva Costa e ministrado pelos estudantes do curso de Licenciatura em Computação do Campus Afogados Lucas Lopes e Gislene Lourenço. A formação será composta por 12 encontros, realizados duas vezes por semana ao longo de seis semanas.
Além de promover inclusão digital e empoderamento feminino, a iniciativa traz um diferencial importante: a abordagem da trajetória histórica das mulheres na busca por direitos e autonomia. Durante as aulas, está sendo trabalhada uma linha do tempo das conquistas femininas, desde o direito ao voto até a ocupação de espaços no mercado de trabalho e na tecnologia. Segundo a coordenação do curso, esse resgate histórico permitirá que as participantes compreendam o papel fundamental da educação e da conectividade na construção da igualdade de gênero.
A formação conta com três encontros discutindo as questões de gênero, violência contra a mulher e situação das mulheres brasileiras visando o empoderamento feminino e mais nove encontros em que elas farão um curso básico de informática.