Início do conteúdo

Encontro Pedagógico reúne docentes, gestores e equipe multidisciplinar e abre as atividades do semestre 2025.1

Evento virtual aconteceu nesta sexta-feira (07/03) e contou com palestrantes convidados


Gestores/as, docentes e membros da equipe multidisciplinar se reuniram nesta sexta-feira 07 de março para o Encontro Pedagógico do IFPE Afogados da Ingazeira.

Na parte da manhã o evento foi aberto pela diretora-geral Andrea Dacal, que fez um balanço do ano de 2024 e apresentou os dados sobre as ações e o orçamento previsto para 2025. A gestora apresentou o croqui da construção de um restaurante e da quadra de futebol entre outros projetos previstos. Na sequência o diretor de ensino, Alexsandro Cavalcanti, fez uma rodada de informes aos presentes.

Após este momento, Rosimere da Silva P. Gomes, coordenadora do Núcleo de Apoio às Pessoas com Deficiência – NAPNE, fez uma apresentação do órgão para os novos docentes e falou sobre as iniciativas previstas para o ano.

Na parte final da manhã, Everson Lucena, doutorando em Ciências da Saúde e em Ciências da Educação e professor da UNIFIP falou sobre o tema “Metodologias Ativas”. De acordo com o especialista “as metodologias ativas são aquelas centradas no estudante, que promovem o seu engajamento e iniciativa, mas sem desconsiderar o papel do docente”.

No período da tarde, a direção de ensino fez uma breve apresentação das coordenações dos cursos aos novos docentes do Campus e em seguida falou sobre a aplicação da Lei nº 15.100/2025 no Campus. A normativa que restringe o uso de celulares nas escolas já está em vigor.

O encontro seguiu com a fala da segunda convidada externa, Josiane Carla Medeiros de Sousa, doutoranda em Ensino e professora da UNIFIP. Josiane falou sobre a formação docente e os desafios para uma aprendizagem libertadora. Para ela, não é possível falar em aprendizagem sem levar em consideração os muitos aspectos da subjetividade dos estudantes, o emocional, em uma visão mais integral do aluno.

Fim do conteúdo