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Abertas as inscrições para o Programa de Aquisição de Material de Apoio 2025

Benefício vai doar valor para compras de óculos corretivo e outros materiais de apoio aos estudantes. Inscrições podem ser feitas pelo Sistema Fluxo até 22/08


O IFPE Afogados, por meio da Coordenação de Apoio ao Ensino e ao Estudante – CAEE, abriu as inscrições nesta terça-feira (12), do edital do Programa de Aquisição de Material de Apoio de 2025.

As inscrições estão abertas de hoje, 12 até o dia 22 de agosto, exclusivamente pelo Sistema Fluxo, por meio do endereço: https://fluxo.ifpe.edu.br/accounts/login

Para ter acesso ao sistema, é necessário que o estudante tenha um e-mail estudantil, que pode ser conseguido pelo link: https://meuemail.ifpe.edu.br/estudantes/

A iniciativa repassa recursos financeiros a estudantes para a compra de itens como óculos corretivos, material didático essencial para o desenvolvimento de atividades relacionadas ao curso, recursos de tecnologia assistiva, equipamentos de proteção individual (EPI),  a exemplos de jalecos, galochas, calculadoras científicas, dentre outros.

Entre os dias 25/08 e 04/09 será o período para análise, durante este tempo, o estudante poderá verificar se há necessidade de alguma complementação da inscrição e fazer esta correção. O resultado será divulgado no dia 05 de setembro.

Quem pode participar

Pode se inscrever qualquer estudante regularmente matriculado/a no IFPE Afogados
que atendam a um dos seguintes requisitos:

a) ser egresso/a da rede pública de educação básica;
b) ser egresso/a da rede privada na condição de bolsista integral na educação básica;
c) estar matriculado/a nas vagas reservadas de que trata a Lei nº 12.711, de 29 de agosto de 2012 (Lei de Cotas);
d) ser integrante de grupo familiar em situação de vulnerabilidade socioeconômica, observado o limite de renda bruta familiar mensal per capita de até um salário mínimo, podendo ser criadas, nos termos da Instrução Normativa nº 05, de 04 de outubro de 2024, faixas de ordem de prioridade para atendimento, da seguinte forma:
— integrante de grupo familiar com renda bruta familiar mensal per capita de até 1/2 (meio) salário mínimo;
— integrante de grupo familiar com renda bruta familiar mensal per capita entre 1/2 (meio) e um salário mínimo;
e) ser estudante com deficiência a qual requeira acompanhamento pedagógico necessário à sua permanência na educação superior, independentemente de sua origem escolar ou renda;
f) ser estudante oriundo/a de entidade ou de abrigo de acolhimento institucional não adotado/a em idade de saída;
g) ser estudante quilombola, indígena ou de comunidades tradicionais; ou
h) ser estudante estrangeiro/a em situação de vulnerabilidade socioeconômica ou refugiado/a.

Prestação de contas

Após recebimento do recurso financeiro, o/a estudante deverá apresentar notas fiscais referentes à compra do item solicitado, no prazo máximo de 30 (trinta) dias, no Fluxo.IFPE. Em caso de pendência de prestação de contas, o/a estudante ficará impossibilitado/a de receber qualquer benefício da assistência estudantil até a regularização da situação.

No ato da inscrição, o/a estudante deve anexar três cotações do material de apoio que necessita usando o modelo dos Anexos II ou III do edital. Para aquisição de materiais de apoio técnico às aulas, é necessário apresentar, além destas três cotações, a requisição de material solicitada pelo/a professor/a da disciplina, com assinatura e SIAPE (não há um modelo padrão, cada professor faz a sua).

Em todos os casos, os/as estudantes devem anexar o comprovante de conta bancária em seu nome (constando nome completo, banco, número da agência, número da conta e tipo de conta).

Não existe valor específico para o benefício, em todos os casos, será considerado o menor valor dos 3 orçamentos apresentados, limitado ao valor do salário mínimo vigente.

Dúvidas podem ser enviadas para: cae@afogados.ifpe.edu.br ou podem ser tiradas de forma presencial, na sala da CAEE, no Bloco F.

Confira o edital:

» Edital Programa de Aquisição de Material de Apoio 2025

CRONOGRAMA:
▪️Publicação do edital: 11/08/25
▪️Inscrição on-line via sistema fluxo: 12 a 22/08/25
▪️Análise documental: 25/08 e 04/09
▪️Resultado: 05/09/25

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