Início do conteúdo

Projeto de Dança do Campus Afogados se apresentará no XIV SERNEGRA

Evento acontecerá no Recife e debaterá as relações étnico-raciais, de gênero, classe e diversidade no Brasil


O Projeto de Extensão do Campus Afogados ‘IFPE em Movimento’ fará uma apresentação de dança e uma oficina de frevo durante a programação da 14ª edição da Semana de Reflexões sobre Negritude, Gênero e Raça dos Institutos Federais (SERNEGRA), que acontece de 11 a 13 de novembro, no Centro de Formação e Lazer (CFL) do Sindsprev, no Recife. O evento é gratuito e aberto a qualquer pessoa interessada.

O evento é uma iniciativa da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, de âmbito nacional, iniciada em 2012. Seu objetivo é promover o debate sobre as relações étnico-raciais, de gênero, classe e diversidade no Brasil. O SERNEGRA adota uma perspectiva interseccional, antirracista e crítica, contribuindo para a construção de práticas educativas mais inclusivas, democráticas e comprometidas com a justiça social. O tema central em 2025 é “Mulheres Negras e Democratização do País”.

Nove integrantes do projeto IFPE em Movimento apresentarão no dia 11 de novembro o espetáculo “Filhos de Gandhi”, que celebra a cultura afro-brasileira por meio de ritmos e expressões que exaltam a força, a espiritualidade e a ancestralidade do povo. O espetáculo é dividido em partes que se conectam, destacando a presença dos Orixás, a energia do Maracatu, a ancestralidade do Afro Primitivo, a força do Maculelê e o ritmo contagiante do Axé. Já no dia 12/11 o grupo irá ministrar uma Oficina de Frevo.

O repertório inclui músicas que homenageiam a ancestralidade, como “Canto de Oxum”, “Yemanjá, Rainha do Mar”, “Canto das Três Raças” e “Olha o Gandhi Aê”.

O IFPE em Movimento
O projeto de extensão “IFPE em Movimento: vivências nas danças populares” teve início em 2025 e é coordenado pela professora Gercica Macêdo, com a colaboração dos estudantes bolsistas Emerson Luan e Samire Tainá. A iniciativa oferece aulas semanais gratuitas de danças populares para a comunidade interna e externa. Atualmente, o projeto conta com quase 60 participantes.

Para saber mais sobre o SERNEGRA, acesse o site do evento:
https://www.even3.com.br/sernegra2025-613086/

Fim do conteúdo