Projeto Eleitor do Futuro marca presença no campus Afogados

O evento objetivou conscientizar os alunos sobre a importância do voto

O campus Afogados da Ingazeira recebeu, na última sexta (27), a visita do projeto Eleitor do Futuro, promovido pelo Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE). O evento, que reuniu estudantes de várias turmas, tem como objetivo conduzir palestras sobre política, voto e eleições em instituições de ensino com o intuito de sensibilizar os jovens alunos quanto ao significado do eleitor para a vida política e para a cidadania no país.

Com uma plateia composta basicamente de alunos, servidores do TRE palestraram sobre o papel do processo eleitoral na dinâmica do sistema democrático brasileiro, e esclareceram diversas dúvidas dos jovens em relação a normas, direitos e deveres dos eleitores e cidadania política. A estudante Melissa Oliveira, do 3º período de Informática, foi uma das participantes. Ela destacou a importância de discutir temas como esse: “É fundamental falar sobre política porque muitos jovens de hoje são alienados e não buscam se informar sobre os partidos políticos e os candidatos. Eu pude obter mais informação, e percebi que é importante pesquisar muito antes de tomar qualquer decisão, e também não deixar de votar, porque muitos lutaram para que a gente tivesse esse direito hoje, principalmente as mulheres”.

Caroline Campos, do 5º período de Informática, também marcou presença no evento. Segundo a estudante, é essencial que nas escolas seja realizada essa ação de ensinar a importância do voto. “Aprendi que não se deve votar em branco, pois não vale de nada. É preciso pensar nisso, independente da idade. Eu já tenho 16 anos, então na próxima eleição vou pesquisar todos os candidatos e ver o que melhor se aplica ao quero para o meu futuro e o futuro do meu país”, ressalta Caroline.