Aplicativo criado por estudante do IFPE Afogados tem seu segundo registro

Software otimiza a análise do teor de água e o teste de germinação de sementes

O IFPE Afogados da Ingazeira concluiu a primeira atualização no registro do aplicativo “SementeSuite” junto ao Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI). Foi inserida uma nova funcionalidade do software, criado para auxiliar na análise de sementes em laboratório.

A nova função é o cálculo do teste de germinação de sementes. O registro tem a vigência de 50 anos e é uma proteção sobre o código fonte do aplicativo, uma garantia jurídica que faz com que ele só possa ser utilizado por terceiros mediante autorização do IFPE e seus desenvolvedores. No primeiro certificado de registro do programa para celulares, em 2021, havia sido incluída a função do índice de determinação do teor de água em sementes.

O software foi criado pelo ex-estudante do curso técnico de informática Érik Alves Almeida, sob orientação do professor do Campus Afogados Cosmo Rufino de Lima e coorientação do professor Humberto Beltrão da Cunha Júnior, do Campus Garanhuns. O projeto contou também com a participação de docentes do Campus Vitória de Santo Antão e dos Institutos Federais do Pará (IFPA) e de Alagoas (IFAL).

De acordo com o professor Cosmo, mesmo com a saída do estudante que o desenvolveu, o aplicativo segue sendo estudado e aperfeiçoado, com a inclusão do monitor voluntário Renan Santana da Costa, aluno do Integrado em Informática.

O registro de software é fundamental para que a titularidade do criador seja comprovada e para garantir os direitos sobre esse tipo de criação. No IFPE Afogados, a ação tem a frente o professor Hélio Bentzen, link do NIT – Núcleo de Inovação Tecnológica do Campus, vinculado ao Núcleo de Inovação Tecnológica e à Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação – Propesq do IFPE.

Para mais informações a respeito de registros de software, escreva para: