Início do conteúdo

Apresentações culturais marcam evento alusivo ao Setembro azul no IFPE Afogados

Atividade contou com tradução de músicas e espetáculo teatral


Na noite da última quinta (29), O IFPE Afogados realizou uma programação alusiva ao mês de visibilidade da comunidade surda, o Setembro Azul. A iniciativa aconteceu por meio do Centro de Libras e Línguas Estrangeiras – CELLE e do Núcleo de Apoio às Pessoas com Deficiência – NAPNE do Campus Afogados.

Abrindo o evento, aconteceu a participação da Cia. Artística Brincante que apresentou um número com tradução em Libras. Houve ainda apresentações de tradução de músicas para a Língua Brasileira de Sinais feitas por estudantes dos cursos de Libras oferecidos pelo IFPE Afogados e por professores e intérpretes de Libras do município de Afogados. Houve espaço para a apresentação e depoimentos de pessoas surdas presentes.

Kilma Karla Cavalcanti de Oliveira, professora de Libras do Campus, falou sobre o significado e a importância do setembro surdo: “A inclusão verdadeira não acontece sozinha, a gente precisa levantar e fazer acontecer. A deficiência pra mim é o surdo chegar em um hospital e não ter ninguém capaz de entendê-lo, a falta de intérprete. Essa é a verdadeira deficiência”, afirmou.

A professora elencou conquistas da comunidade surda como a regulamentação da profissão de intérprete de Libras e a lei que estabeleceu a Libras como uma língua.

O mês de setembro é marcado por diversos eventos da comunidade surda. Eles são voltados para a conscientização sobre a acessibilidade e a comemoração das conquistas obtidas ao longo dos anos.

Fim do conteúdo