Campus realizará Ciclo de Palestras preparatórias à OBA 2021

Evento é voltado a estudantes do Campus que disputarão a Olimpíada

O IFPE Afogados da Ingazeira, por meio do Clube de Ciências, promoverá, de 22 a 26 de maio, um Ciclo de Palestras on-line preparatórias à Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica – OBA 2021.

As palestras são voltadas à estudantes inscritos/as na OBA 2021 e acontecerão pelo Google Meet, através do link: bit.ly/afogadosoba2021. Não é necessário fazer inscrição, basta acessar a sala nos dias e horários indicados.

De acordo com o professor de química Alexsandro Cavalcanti, coordenador do Clube de Ciências, a iniciativa surgiu de um maior interesse dos estudantes do IFPE Afogados em fazer a prova da Olimpíada em 2021, graças, principalmente, ao ótimo desempenho dos estudantes do Campus em 2020.

“O objetivo é, além de preparar ainda mais nossos estudantes para a prova da OBA 2021, destacar o caráter multidisciplinar da Astronomia, onde seu desenvolvimento, ascensão e estabilidade estão relacionados com diversas áreas do conhecimento”, frisou o professor.

As provas da Olimpíada serão realizadas nos dias 27 e 28 de maio. Desde o início da pandemia, a participação do IFPE Afogados na Olimpíada tem acontecido de forma exclusivamente virtual. Em 2020, o Campus teve 8 medalhistas, sendo 3 medalhas de ouro, 4 de prata e 1 medalha de bronze. Nessa edição, o Campus recebeu ainda uma luneta como prêmio.

Ciclo de Palestras

Google Meet: bit.ly/afogadosoba2021

22 de maio, sábado, 14h

Gravitação Universal de Newton

Daniel Anjos, IFPE Afogados.

24 de maio, segunda, 19h30

Princípios de Astronomia e as Leis de Kepler

Danilo Pinheiro, IFPE Vitória.

25 de maio, terça, 20h

Corrida Espacial e Guerra Fria: Contextos Históricos

Gibson Monteiro, IFPE Vitória.

25 de maio, terça, 18h

Princípios de Astroquímica

Alexsandro Cavalcanti, IFPE Afogados.

26 de maio, quarta, 17h

Exploração Espacial

Joazadaque Souza, IFPE Afogados.

26 de maio, quarta, 20h

Utilização do Software Stellarium