Clube de Ciências abre inscrições para curso de Química Quântica

Curso de férias será on-line e voltado para o ensino médio

O Clube de Ciências do Campus Afogados da Ingazeira, abre inscrições a partir desta quarta (10), para o Curso de Férias “Introdução à Química Quântica”. Estão sendo oferecidas inicialmente 50 vagas voltadas para estudantes do Ensino Médio de dentro e fora do Campus, e até de fora do IFPE. As vagas serão preenchidas por ordem de inscrição. Para se inscrever, basta acessar o link: bit.ly/quimicaquantica2 até o dia 23/02.

As aulas serão on-line através da plataforma Google Meet, com momentos síncronos, ou seja, na sala virtual com o professor, e assíncronos, com atividades a serem feitas pelo aluno/a com prazos pré-determinados. Os/as inscritos/as e selecionados/as para o curso irão receber, pelo e-mail cadastrado no ato da inscrição, os links para acesso às aulas e materiais educativos.

O curso terá início no dia 24 de fevereiro e as aulas acontecerão das 10h às 12h, sempre às quartas-feiras. No total, serão quatro quartas-feiras seguidas de aulas síncronas (24/02, 03, 10 e 17/03). Os professores serão do quadro do IFPE Afogados.

Clube de Ciências

O objetivo principal do clube é a divulgação do conhecimento científico na instituição, na comunidade e nas redes sociais, de modo a estimular estudantes a seguirem carreiras científicas e a contribuir para o aumento do número de mulheres na ciência. Para isso, ao longo de 2021, alguns eventos de estímulo ao estudo das Ciências estão sendo preparados.

O Curso

A Teoria Quântica descreve um mundo de probabilidades e possibilidades, onde matéria e energia são uma só coisa, onde gatos podem estar vivos e mortos ao mesmo tempo. Pelas muitas explicações fornecidas e previsões acertadas, a Teoria Quântica é o modelo mais utilizado atualmente para descrever os fenômenos da natureza.

Sendo a matéria observável resultado na interação entre as partículas subatômicas e entre os átomos, por consequência, o foco do curso será voltado para as aplicações da Teoria Quântica na Química.

Serão disponibilizados materiais em PDF e vídeos, e com aulas por videoconferência, incluindo cine debates. Dentre as aulas por vídeo conferência, teremos a apresentação e a discussão do episódio “Diversão Quântica” da animação Jovens Titãs em Ação com a participação do Doutor em Sociologia e professor do Campus Afogados Pablo Moura.