Início do conteúdo

Encontro Pedagógico discute ensino, pesquisa e extensão na educação básica

Tema fez parte da programação do evento que marca início do 2º semestre letivo de 2025


O IFPE Afogados da Ingazeira realizou nesta terça-feira (05), o II Encontro Pedagógico de 2025. O evento contou com a participação de gestores/as, docentes e equipe multidisciplinar do Campus e é tradicionalmente realizado no início de cada semestre letivo.

No período da manhã os novos professores e professoras foram recepcionados pela direção do Campus e na sequência, a programação abordou os assuntos: Plano de Desenvolvimento de Pessoas (PDP) 2025, cujas respostas ao formulário de consulta serão recebidas até o dia 20 de agosto, os fluxos dos processos de estágio e o Programa Jovem Aprendiz.

No período da tarde aconteceu a palestra sobre o tema “Caminhos para realização de ensino, pesquisa e extensão na educação básica”, proferida pelo docente convidado Gustavo dos Santos Bezerra.

Gustavo dos Santos Bezerra é professor de Química, com licenciatura pela UFRPE e mestrado pela UFPB, atua na ETE Professor Paulo Freire (Carnaíba-PE), onde coordena projetos como o Espaço CRIA e a Feira SERTÃO STEAM (sigla em inglês para uma abordagem educacional interdisciplinar que integra cinco áreas do conhecimento: Science (Ciência), Technology (Tecnologia), Engineering (Engenharia), Arts (Artes) e Mathematics (Matemática).

O convidado compartilhou sua experiência de diversas iniciativas de pesquisas e participação em feiras de conhecimento, por meio do incentivo permanente aos estudantes para a inscrição em bolsas e eventos científicos. Falou ainda sobre a sua experiência no desenvolvimento de projetos a partir da busca por soluções para problemas da comunidade, a exemplo do desenvolvimento de um protótipo de uma luva que estabiliza a mão de pessoas que convivem com o mal de Parkinson e sofrem com tremores.

Premiado em iniciativas como a FEBRACE, FBJC e Solve For Tomorrow 2024, Gustavo alcançou destaque na promoção da ciência e tecnologia no Sertão do Pajeú.

Fim do conteúdo