Estudantes de Licenciatura em Computação finalizam ciclo de minicursos para escolas municipais

Parceria do IFPE com a Secretaria de Educação de Afogados da Ingazeira envolveu 450 estudantes

Uma parceria entre o IFPE Afogados e a Coordenação dos Anos Finais da Secretaria de Educação do Município de Afogados da Ingazeira, possibilitou a realização de 15 Minicursos na área de Tecnologia da Informação para cerca de 450 estudantes do 6º ao 9° ano do ensino fundamental, de nove escolas do município. As atividades aconteceram de 22 a 26 de agosto nos laboratórios de informática do Campus.

Os ministrantes foram 25 estudantes do 6º ao 8º período do Curso de Licenciatura em Computação do IFPE Afogados. O grupo contou com a supervisão da professora Maria Amélia da Silva Costa, responsável pelas disciplinas de Práticas de Ensino da Computação.

Leonardo Vandré dos Santos Siqueira, é estudante do 8º período do curso de Licenciatura em Computação e foi um dos responsáveis pelos Minicursos. “A experiência de dar aulas é incrível, esse evento nos dá a oportunidade de colocarmos em prática aquilo que estamos aprendendo em nossa graduação, espero que o IF continue a promover esses tipos de eventos, que são ricos tanto para o público externo quanto para nós mesmos”, avaliou.

“Não tem como negar que ensinar alguma coisa a alguém não é algo fácil. Ter a experiência de poder ministrar uma oficina na área de informática onde o público-alvo são crianças foi algo muito especial. Confesso que mesmo fazendo licenciatura no início não me imaginava dando aula, mais isso tem mudado graças a experiências como esta. Ensinar exige bem mais que ter o conhecimento, exige carinho, reciprocidade, atenção, paciência e muita dedicação, e quando todas essas características são colocadas em prática a experiência torna-se ainda mais especial”, comenta Cristiano Vieira da Silva, do 7º período de Licenciatura em Computação.

A experiência com os minicursos chamou a atenção de outras instituições de ensino, a exemplo do Colégio Dom Helder Câmara, da rede privada, que procurarou o IFPE buscando firmar parceria para a promoção de novas oficinas previstas que já estão acontecendo nesta semana de 29 de agosto a 02 de setembro.

Os temas trabalhados nas formações são: Design 3D com Thinkercard; Introdução à Excell; Introdução à programação com Java Script Granhoper; Introdução a jogos eletrônicos; Manipulação de ferramentas de mídia para trabalhos escolares, imagens, músicas e vídeos; Introdução à programação com Scrtch; Introdução à robótica com Arduíno e Introdução à Power Point.