Início do conteúdo

Estudantes do Campus Afogados apresentam produções acadêmicas durante Congresso de Iniciação Científica do IFPE

Grupo participou do XX Conic de 13 a 17 de outubro, em Recife-PE


Um grupo formado por 24 estudantes do Campus Afogados da Ingazeira participou da edição 2025 do Congresso de Iniciação Científica (Conic) do IFPE, o evento acontece de 13 a 17 de outubro, no Campus Recife.

A programação conta com mesas-redondas, palestras, rodas de conversa, sessões temáticas e apresentações de pôsteres com os resultados das pesquisas desenvolvidas na instituição. Os debates giram em torno de temas relevantes, tais como: ciência, equidade, inovação, meio ambiente, inteligência artificial e internacionalização da pós-graduação.

Os/as estudantes foram acompanhados por uma equipe do Campus formada pelos servidores Lindemberg Martins (técnico de laboratório), Rebeca Martins (assistente de aluno) e os professores Juarlyson Jhones, George Guimarães, Gercica Macêdo e Alexsandro Cavalcanti.

Durante o evento, o projeto “Recitátil 3D”, que tem como proposta o reaproveitamento de garrafas PET na produção de pisos táteis para pessoas com deficiência visual, foi destaque durante a mesa-redonda ‘Ciência para todos/as: equidade e inclusão para a democratização do conhecimento’. A iniciativa é do professor e diretor de ensino Alexsandro Cavalcanti e dos estudantes José Fernando Araújo Rodrigues e Sabrina Mendes (Licenciatura em Computação) com a colaboração de Heitor Lopes e Annelyse Siqueira (Integrado de Informática).

Conheça os trabalhos do IFPE Afogados apresentados:

Trabalho: MONITORAMENTO DE DEPOSIÇÃO DE RESÍDUOS DA
CONSTRUÇÃO E DEMOLIÇÃO EM MUNICÍPIO PERNAMBUCANO.
Estudante: Arthur Bernardo Viana de Almeida
Orientador: Kennedy Francys Rodrigues Damascena

Trabalho: ELABORAÇÃO DE MAPAS TEMÁTICOS RELATIVOS À
DEPOSIÇÃO DE RESÍDUOS DA CONSTRUÇÃO E DEMOLIÇÃO
EM MUNICÍPIOS PERNAMBUCANOS.
Estudante: Camylly Raquel Brito Marques
Orientador: Kennedy Francys Rodrigues Damascena

Trabalho: INVESTIGANDO O DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES LÓGICAS E MATEMÁTICAS NA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS POR CRIANÇAS
PRÉESCOLARES E DO ENSINO FUNDAMENTAL.
Estudante: José Carlos da Silva
Orientador: Elton André Silva Castro

Trabalho: INVESTIGANDO A TEORIA DA MENTE (TOM) E EMPATIA: ARGUMENTAÇÕES LÓGICONARRATIVAS ELABORADAS POR CRIANÇAS PRÉ-ESCOLARES E DO ENSINO FUNDAMENTAL A PARTIR DO COMPORTAMENTO DE
PERSONAGENS FICCIONAIS NA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS INTERPESSOAIS ENVOLVENDO EMOÇÕES.
Estudante: Maria Clara Alcântara de Oliveira
Orientador: Elton André Silva Castro

Trabalho: A POLÍTICA DE SEGURANÇA PÚBLICA EM PERNAMBUCO E O
PAPEL DO LEGISLATIVO NA SUA CONSTRUÇÃO (2021-2024)
Estudante: Jaqueline da Silva Marques e Leticia Vitória Gonçalves Coelho
Orientador: Pablo Thiago Correia de Moura

Trabalho: PODER LEGISLATIVO: LIMITES E POSSIBILIDADES DE SUA
ATUAÇÃO EM SEGURANÇA PÚBLICA (2021-2024)
Estudante: Sara Rodrigues da Silva
Orientador: Pablo Thiago Correia de Moura

Trabalho: DESENVOLVIMENTO DE SERVIDOR PARA SISTEMA DE
GESTÃO E CONTROLE DE CONSUMO ELÉTRICO POR APLICAÇÃO DO CONCEITO DE INTERNET DAS COISAS
Estudante: Eryvan Lima da Silva
Orientador: Diego Rodrigues de Almeida

Trabalho: MANUTENÇÃO E FINALIZAÇÃO DA PRIMEIRA
VERSÃO DO SOFTWARE PARA SISTEMA DE GESTÃO E
CONTROLE DE CONSUMO ELÉTRICO POR APLICAÇÃO DO
CONCEITO DE INTERNET DAS COISAS.
Estudante: Breno Gabriel Vital Santos
Orientador: Diego Rodrigues de Almeida

Trabalho: MODELAGEM ESTATÍSTICA NA ANÁLISE DE
DESEMPENHO DE ESTAÇÕES DE TRATAMENTO DE ÁGUAS NO VALE DO PAJEÚ
Estudante: Vitória Aparecida Gonzaga Silva
Orientador: Juscelino Alves Henriques

Trabalho: IMPLANTAÇÃO DE SISTEMA DE IRRIGAÇÃO PITAYAS
Estudante: Nilsa Micheli da Silva
Orientadora: Bárbara Camila Bomfim de Souza

Trabalho: PLANTIO SUSTENTÁVEL DE PITAYAS
Estudante: Yanka Cilene Silva Liberal Soares
Orientadora: Bárbara Camila Bomfim de Souza

Trabalho: ESTUDO DE VIABILIDADE COMERCIAL PITAYAS
Estudante: Joevelyn Siqueira de Morais
Orientadora:Bárbara Camila Bomfim de Souza

Trabalho: PERSONAGENS HISTÓRICOS EM MEMES: A CULTURA
HISTÓRICA NO CIBERESPAÇO E SUAS RELAÇÕES COM O ENSINO DE HISTÓRIA.
Estudante: Bruna Marques Germano
Orientador: Juarlyson Jhones Santos de Sousa

Trabalho: AS REPRESENTAÇÕES SOBRE A IDADE MÉDIA EM MEMES
HISTÓRICOS: USOS DIDÁTICOPEDAGÓGICOS PARA O ENSINO DE HISTÓRIA.
Estudante: Lázaro Tenório de Oliveira
Orientador: Juarlyson Jhones Santos de Sousa

Trabalho:AS REPRESENTAÇÕES SOBRE O NAZISMO EM MEMES HISTÓRICOS
DA INTERNET: USOS CRÍTICODIDÁTICOPEDAGÓGICOS PARA O ENSINO DE HISTÓRIA.
Estudante: Thayná Vitória Rodrigues
Orientador: Juarlyson Jhones Santos de Sousa

Trabalho: MEMETIZANDO A CULTURA HISTÓRICA DO CINEMA: UM
ESTUDO SOBRE MEMES HISTÓRICOS E FÍLMICOS PARA A APRENDIZAGEM EM CIÊNCIAS HUMANAS E SUAS TECNOLOGIAS NO IFPE.
Estudante: José Eduardo Eufrásio do Nascimento
Orientador: Juarlyson Jhones Santos de Sousa

Trabalho: MOBILIDADE ATIVA PARA CIDADES DE PEQUENO PORTE
Estudante: Mara Clara Ramos Brás
Orientador: José Rodrigo Viana Monteiro

Trabalho: DETERMINAÇÃO E QUANTIFICAÇÃO DE BACTÉRIAS
FILAMENTOSAS EM AMOSTRAS DE IODO ATIVADO PELO USO DE
ANÁLISE DE IMAGEM: APLICAÇÃO DO SOFTWARE IMAGEJ
Estudante: Patrícia Nery de Siqueira
Orientador: Antonio Renê Benevides de Melo

Trabalho: AUTOMAÇÃO DE ANÁLISE DE IMAGEM COM USO DO
SOFTWARE IMAGEJ
Estudante: José Anderson Amorim Estevão
Orientador: Antonio Renê Benevides de Melo

Trabalho: EcoSpool
Estudantes: Annelyse de Siqueira Novais e Heitor Lopes Amaral
Orientador: Alexsandro da Silva Cavalcanti

Trabalho: Recitatil 3D
Estudantes: Sabrina Mendes da Silva e José Fernando de Araujo Rodrigues
Orientador: Alexsandro da Silva Cavalcanti

Fim do conteúdo