Notícias
Estudantes do IFPE Afogados expõem trabalhos de iniciação científica na área da história
Exposição no formato de pôsteres ocorreu nos dias 18 e 19/12, para o público do Campus
Estudantes dos Cursos Integrados ao Ensino Médio do IFPE Afogados expuseram nos dias 18 e 19/12 um conjunto de 47 trabalhos de iniciação científica júnior da disciplina de história.
“Esta exposição é o resultado de um semestre inteiro de orientações, em que transformei as aulas de história em oficinas de produção do conhecimento histórico. Colocando em prática algumas ideias de utilizar a pesquisa científica como princípio educativo”, explica o professor de história do Campus, Juarlyson Jhones.
De acordo com o professor, a proposta é a de que o espaço escolar não seja apenas um espaço de reprodução, mas de produção efetiva do conhecimento. Para isso, o docente lançou mão da orientação nos moldes da iniciação científica júnior, de modo a introduzir os alunos no universo da pesquisa.
A produção dos trabalhos e das apresentações em pôsteres serviu para os estudantes viverem a experiência de como o conhecimento histórico se processa e é produzido pelos historiadores e também para que pudessem aprender algumas habilidades, como elaboração de um projeto de iniciação científica e sobre o método científico, suas rotinas, etc.
A mostra de trabalhos funcionou durante os dois dias pelo hall principal do Campus e as apresentações foram feitas para demais estudantes e servidores do Campus.