Notícias
Estudantes do IFPE Afogados lançam aplicativo de transporte de passageiros municipal
Aplicativo é uma versão melhorada de ideia lançada em 2018 e atualmente conta com parceria do poder público municipal na certificação de condutores
Os estudantes José Anderson Amorim Estevão e Eryvan Lima da Silva do 7º período do Curso de Licenciatura em Computação e João Vitor Torres de Siqueira, egresso do Técnico Integrado em Informática, lançaram no último dia 22/04 o aplicativo de corridas de passageiros denominado “Xama!”, para transporte de carros e motos.
A ideia surgiu em 2018, quando José Anderson e João Vitor chegaram a lançar o primeiro aplicativo de corridas da cidade, o “Corrida fácil”, porém, devido a algumas dificuldades iniciais, o grupo decidiu abandonar o projeto e continuou tocando um negócio de desenvolvimento de sistemas e aplicativos para empresas. Atualmente José Anderson, João Victor e Eryvan são sócios na empresa de soluções tecnológicas “Pajeú Tech”.
O grupo conta que o aplicativo atual é uma versão melhorada e repaginada da desenvolvida em 2018, só que desta vez com a novidade da parceria com a Secretaria de Transportes do Município de Afogados da Ingazeira. “Só entram os motoristas credenciados junto a prefeitura, eles têm alvará. Eles se cadastram no app como motoristas mas, só podem trabalhar depois que a nossa equipe verifica se têm o cadastro na prefeitura e se as documentações deles estão ok, só depois disso eles estarão aptos a trabalhar no app”, explica José Anderson.
De acordo com os idealizadores a exigência confere mais segurança aos passageiros, já que para conseguir o registro junto à prefeitura, os motoristas passam por uma série de verificações que vão desde a documentação de antecedentes criminais do motorista até a checagem de todo os itens de segurança do veículo.
O “Xama!” tem atualmente 72 motoristas cadastrados (4 de carro e 68 de moto) e 216 passageiros usando a ferramenta até o momento, que está disponível na Play Store e em processo de aprovação na Apple Store.
Além de unir os amigos e sócios, o curso de Licenciatura em Computação pavimentou a história de empreendedorismo do grupo: “o conhecimento aprendido no IF, serviu como base para o projeto, assim como todos desenvolvidos aqui na nossa empresa”, conta José Anderson.