Estudantes do IFPE Afogados participam de Treinamento com Corpo de Bombeiros

Atividade fez parte de disciplina de Segurança do Trabalho

Nos dias 04 e 05 de dezembro, as turmas do 1º, 2º e 4º períodos dos Cursos Técnico Integrado em Saneamento, Técnico Subsequente em Saneamento e em Eletroeletrônica e Engenharia Civil participaram de um treinamento com o Corpo de Bombeiros. A atividade incluiu uma palestra sobre emergências e uma aula prática sobre prevenção e combate a incêndio.

A atividade foi uma iniciativa da professora Gercica Macêdo, responsável pela disciplina de Segurança do Trabalho. O objetivo foi levar os conceitos de prevenção e combate a incêndio aprendidos em sala de aula para a prática, oportunizando aos alunos uma experiência real.

O bombeiro Helton Bezerra, que é também estudante de Engenharia Civil do IFPE Afogados, foi o palestrante e mostrou, na prática, como agir em diversas situações de emergências como vazamento de gás de GLP, incêndio, picadas de animais peçonhentos, engasgo, parada cardíaca, fraturas, hemorragias e choque elétrico.
Na área externa, os alunos aprenderam a desligar o registro do gás de GLP em chamas e os cuidados que precisam ter para agir com segurança. Tiveram ainda a oportunidade de usar os extintores de incêndio para a apagar o fogo.

“Os alunos ficaram empolgados com a ação pois são situações que qualquer um pode-se deparar no cotidiano e inclusive, ter a oportunidade de salvar vidas”, avaliou a professora Gercica.

Participaram também dando apoio às atividades os bombeiros Richard Alisson Gomes de Oliveira e Túlio José da Silva Lira.