Estudantes do Pronatec se reúnem em encontro de encerramento do curso

Durante seis meses, o campus ofertou o curso de Agricultura Familiar

Na noite desta última quarta (29), no campus Afogados da Ingazeira, foi realizado o encontro de encerramento do curso de Agricultor Familiar do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) de 2018. O evento reuniu os alunos, professores, o Coordenador do programa, Valdir Carvalho, o Diretor Geral do campus, Ezenildo de Lima, o Diretor de Ensino, Willams Costa, entre outros.

De acordo com Valdir, o curso, que teve duração de seis meses, é de fundamental importância para essa região do sertão. “Pelo fato de se tratar de agricultura familiar, agrega muito no dia a dia desses estudantes, já que não há a produção agrícola em larga escala, e sim mais de subsistência”, destaca o coordenador. O servidor Marcos Simplício foi um dos professores do programa, e ressalta sua experiência na docência do curso: “A gratificação de desenvolver o ensino na região do Pajeú é enorme, pois tive bastante identificação com os alunos, que demonstraram uma humildade e dedicação, o que me ajudou a desenvolver um bom trabalho em sala de aula”.

O aluno Danilo Angêlo da Silva diz que o curso lhe proporcionou uma importante aprendizagem: “Tive a oportunidade de aprender sobre várias maneiras de trabalhar o solo sem causar nem um tipo de desgaste ao meio ambiente e saber um pouco mais sobre agricultura orgânica. Também pude ter a chance de conhecer pessoas que compartilharam suas experiências de trabalho, e isso foi bastante proveitoso”.

PRONATEC

O Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego – PRONATEC tem como objetivo expandir, interiorizar e democratizar a oferta de cursos técnicos e profissionais de nível médio, e de cursos de formação inicial e continuada para trabalhadores. Esta ação intensifica a expansão da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica.