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IFPE Afogados discute novo semestre e desafios da inclusão

Assuntos foram tratados no III Encontro Pedagógico


Professores/as, equipe multidisciplinar, assessoria pedagógica e gestores/as do Campus Afogados da Ingazeira estiveram reunidos nesta segunda-feira (19), no III Encontro Pedagógico de 2020.

A atividade, pela segunda vez este ano aconteceu de forma remota, se dividiu em dois momentos: pela manhã, tratou sobre o semestre 2020.2 que se inicia nesta terça-feira (20), com orientações e discussões acerca do período que se inicia.

Já no período da tarde, o evento debateu o tema: “A atuação do docente na inclusão de alunos com deficiência visual”. O momento teve como facilitadora Bianca Della Líbera, doutora em Ciências pela Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ) e Coordenadora de Ensino a Distância do Instituto Benjamin Constant (IBC) do Rio de Janeiro, uma referência nacional quando se trata da inclusão de pessoas com deficiência. A atividade foi certificada pelo próprio IBC.

A diretora de ensino Andrea Dacal, iniciou a programação agradecendo o esforço conjunto da equipe para que tudo saísse da melhor forma no semestre que se encerrou, o primeiro do Campus realizado com aulas remotas.

“Nós pudemos sentir o empenho e o comprometimento de vocês com os estudantes, que são a razão de existir do Instituto e do Campus. Não poderíamos deixar de agradecer, porque vocês fizeram mais do que a dedicação exclusiva nos cobra”, afirmou a gestora.

Bianca Della Líbera, em sua fala, trouxe o conceito legal da deficiência visual, que engloba, desde as pessoas com baixa visão, que necessitam de recursos de otimização da resolução visual, até as que tem cegueira total.

Falou sobre o ensino remoto e listou os recursos utilizados pelas pessoas com deficiência visual para acompanhamento das aulas, como leitores, ampliadores de tela, mudança de contraste, etc. Bianca lamentou o fato de muitos dos recursos necessários dependam de alto investimento, em um contexto de corte dos orçamentos das instituições de ensino.

A especialista compartilhou ainda de sua experiência no IBC e dos recursos que tem lançado mão para se comunicar com os estudantes: “Temos optado por usar bastante o whatsapp, porque é uma ferramenta que está todos os celulares, os alunos usam bastante e tem domínio, ela permite o envio de áudios com comunicação síncrona e assíncrona, em grupo ou individual. Além de ser eficaz até para aqueles que dependem dos pais para se comunicar, pois estes já dominam a ferramenta”, exemplificou.

O encontro foi encerrado após o espaço para dúvidas e comentários dos participantes.

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