IFPE Afogados encerra SNCT 2020 com balanço positivo

Evento contou com 22 atividades virtuais

O Campus Afogados da Ingazeira do IFPE, encerrou na noite desta quinta-feira (29), a edição 2020 da sua Semana Nacional de Ciência e Tecnologia – SNCT. O evento aconteceu, de 27 a 29 de outubro, pela primeira vez, exclusivamente de forma virtual, devido ao contexto da pandemia.

A chefe do Departamento de Pesquisa e Extensão (DPEX) do Campus, Sibele Santos, comenta sobre o ineditismo de realizar a semana de forma diferente: “Tivemos um grande desafio em realizar a primeira SNCT de forma 100% online. Conseguimos organizá-la com sucesso, por meio de comunicação tecnológica, contando com o trabalho de uma comissão organizadora excepcional e ainda com a participação dos palestrantes que mesmo de forma remota, abraçaram a ideia. Agradeço imensamente a dedicação e a participação de todos”.

O tema central deste ano foi: “Inteligência Artificial: a nova fronteira da ciência brasileira”. Sobre o tema central e áreas afins, foram realizadas 18 palestras e 4 minicursos, que tiveram o envolvimento direto na execução das atividades de 26 profissionais, estudantes, professores e pesquisadores de dentro e de fora do Instituto. A atividade contou, com mais de 1.200 participantes inscritos.

A Semana é um evento nacional de popularização da ciência, liderado pelo Ministério da Ciência Tecnologia e Inovações – MCTIC. Acontece sempre no mês de outubro, mobilizando instituições de pesquisa e ensino, que realizam os mais variados tipos de eventos de divulgação da produção científica de todo o Brasil.

No Campus Afogados, a atividade foi organizada por uma comissão que teve à frente os professores Sibele Santos e Luís Gomes. O evento contou com o fomento do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPq.

Para a diretora de ensino, Andrea Dacal, a SNCT, tradicionalmente, é relevante não apenas do ponto de vista da disseminação do conhecimento, mas principalmente por oportunizar o envolvimento de todos os segmentos acadêmicos (estudantes, técnicos administrativos e docentes) do Campus e da comunidade externa.

“Esse ano, a 17ª SNCT, foi além, pois para que pudéssemos planejar, organizar e executá-la, se fez necessário o empenho dos servidores envolvidos e da comunidade estudantil, iniciando pela aprovação de projeto em edital de incentivo, coordenado pelo professor Luís Gomes, ao qual agradecemos. Este fomento propiciou, entre outros itens, a construção de site específico para a Semana, uma novidade apresentada nesta edição”, destacou a diretora.

De acordo com a gestora, foram fundamentais o comprometimento e atuação do DPEX e da comissão organizadora que executaram com excelência o novo formato remoto, encarando o desafio e inovando na ação.

Andrea Dacal destacou a participação massiva dos estudantes, que aproveitaram o momento para ter acesso a novos conhecimentos, e ainda o desempenho dos palestrantes. “O evento é nacional, mas pensado localmente para atender aos nossos estudantes, que são o cerne de todas as ações do Campus. Finalmente, destaco o profissionalismo dos palestrantes que se dedicaram para trazer e partilhar com a comunidade os seus conhecimentos, o sentimento é de gratidão a todos os envolvidos”, finalizou.