IFPE Afogados promove Treinamento sobre Combate a Incêndios e Primeiros Socorros

Atividade foi conduzida por membros do 3º Grupamento de Bombeiros Militar de PE

Na manhã desta quinta (26), servidores, terceirizados e estudantes do IFPE Afogados participaram de um treinamento sobre combate a incêndios e primeiros socorros. A atividade foi conduzida pelo 2º Tenente Martins e pelo Soldado Monteiro, ambos do 3º Grupamento de Bombeiros, 2ª Seção de Afogados da Ingazeira.

A ação faz parte do Plano de Contingência da Biblioteca João Paraibano e do Plano de Segurança do Campus que estão em fase de elaboração.

O treinamento teve como objetivos introduzir conceitos sobre primeiros socorros, conscientizar sobre sua importância para uma restauração mais rápida e efetiva do bem-estar do vitimado, descrever as diferentes formas de atuação de um popular diante de algumas emergências, além de estabelecer protocolo para uso de extintores portáteis.

A formação contou com uma parte teórica realizada na sala de reuniões do Campus, onde tratou-se, entre outros assuntos, sobre a forma correta de proceder em casos de hemorragias, engasgos, convulsões, queimaduras, princípio de incêndios e os tipos e o manuseio correto de extintores portáteis. Servidores e estudantes puderam tirar suas dúvidas, inclusive ao descrever situações em que foram desafiados a intervir para prestar socorro a terceiros.

Após algumas demonstrações práticas de salvamentos, como a da manobra de Heimlich em casos de engasgo e a da massagem cardiorrespiratória, os participantes acompanharam na parte externa do Campus o combate a um pequeno fogo com o uso de extintores.