IFPE Afogados realizará Sarau Astronômico

Evento será preparatório para a Olimpíada Brasileira de Astronomia 2022

Na próxima sexta-feira (13), das 18h às 21h30, o IFPE Afogados da Ingazeira, por meio do Clube de Ciências, realizará um “Sarau Astronômico”. A atividade acontece em preparação a edição 2022 da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica – OBA e antecede uma série de lives pelo Youtube de preparação dos estudantes do Campus para a competição nacional.

A participação é voltada para estudantes do ensino médio (cursos integrados) do IFPE Afogados. As inscrições podem ser feitas pelo link: https://bit.ly/sarauastronomico. Os interessados em participar que forem menores de 18 anos, deverão anexar ao formulário de inscrição o documento (disponível abaixo) de autorização da participação assinado pelo pai, mãe ou responsável.

O evento contará com momentos de observação do céu noturno, com identificação de galáxias, crateras lunares e satélites artificiais com o uso de lunetas e softwares específicos para esta finalidade. A programação terá ainda um luau com atividades artístico-culturais envolvendo música e astronomia dos povos primitivos.

Mais informações: clubedeciencias@afogados.ifpe.edu.br

>>Formulário de autorização de participação

Programação:

18h30 – 19h30: Utilização do Software Stellarium

19h30 – 20h: Observação do Céu Noturno

– Localização do polo sul geográfico

– Identificação de chuvas de meteoros

– Identificação de galáxias

– Observação das crateras lunares

– Identificação de satélites artificiais

20h – 21h30: luau com atividades culturais/artísticas/multidisciplinares

Lendas indígenas – Astronomia dos povos primitivos