IFPE Afogados terá programação alusiva ao Setembro Azul

Atividade acontecerá as 19h aberta ao público externo

No dia 29 de setembro, a partir das 19h, o IFPE Afogados promoverá uma programação alusiva ao Setembro Azul, mês de visibilidade da comunidade surda. A iniciativa acontece por meio do Centro de Libras e Línguas Estrangeiras – CELLE e do Núcleo de Apoio às Pessoas com Deficiência – NAPNE do Campus Afogados.

A partir das 19h, na Sala de Reuniões no Bloco A, do IFPE Afogados acontecerá a abertura com grupo de teatro Cia. Artística Brincante, haverá ainda a apresentação de músicas em Libras com a professora de Libras Valderez Queiroz e a intérprete Aline Rodrigues e uma palestra sobre o ‘Setembro Surdo’ com a professora de Libras do Campus Kilma Karla Cavalcanti de Oliveira.

Estão convidadas as turmas dos cursos de Libras do Campus Afogados, estudantes de Licenciatura em Computação que já cursaram ou estão cursando a disciplina, além dos profissionais do Centro Especializado em Reabilitação – CER III de Afogados da Ingazeira. A participação é aberta a qualquer pessoa interessada, não é necessário fazer inscrição.

O mês de setembro é marcado por diversos eventos da comunidade surda. Eles são voltados para a conscientização sobre a acessibilidade e a comemoração das conquistas obtidas ao longo dos anos.

A escolha da cor azul foi em razão de um passado triste, na Segunda Guerra Mundial, quando os nazistas amarravam fitas azuis em pessoas com deficiência para diferenciá-las das demais. A comunidade Surda escolheu o azul turquesa para representar e mostrar a superação e luta por trás do Ser Surdo e manter viva a memória daqueles que sofreram consequências desumanas apenas por existirem.

Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail: kilma.oliveira@afogados.ifpe.edu.br