Inscrições abertas para seleção de Tutor de Pares do IFPE Afogados

Interessados podem se inscrever de 11 a 15/03 pelo Sistema Fluxo

O IFPE Afogados, por meio do Núcleo de Apoio às Pessoas com Deficiência – NAPNE, está com inscrições abertas para a seleção de estudantes Tutores/as de Pares. As inscrições são feitas de forma on-line, pelo Sistema Fluxo (https://fluxo.ifpe.edu.br/) de 08 a 15 de março.

São oferecidas duas vagas na modalidade bolsista e duas vagas na modalidade voluntária. A vigência é de um semestre letivo e o tutor/a precisa ter disponibilidade de 10h semanais para se dedicar às atividades. A bolsa é no valor de R$ 200 a serem pagos na conta no nome do estudante. A seleção é composta de duas etapas: análise do histórico escolar e entrevista.

A tutoria de pares é uma atividade acadêmica de um/a estudante (tutor/a) para outro/a (tutorado/a) na qual serão utilizadas estratégias pedagógicas específicas e individuais que contribuirão para o desenvolvimento de competências educacionais, sociais e interpessoais. Na prática, é um/a estudante oferecendo suporte necessário a outro/a estudante que tenha alguma deficiência de acordo com suas necessidades e sob supervisão da Comissão de Tutoria Local.

O objetivo é ampliar as condições de equidade, permanência e êxito no espaço educacional dos estudantes com deficiência, transtornos globais de desenvolvimento e altas habilidades/superdotação.

Critérios para a participação no programa:

a) ser estudante com matrícula regular e frequência assídua em curso ofertado regularmente pelo IFPE – Campus Afogados da Ingazeira e ter cursado o primeiro semestre;

b) não ter reprovações não recuperadas;

c) ter disponibilidade de tempo, correspondente à carga horária da tutoria, para atender às atividades programadas; e

d) não estar exercendo atividade remunerada pela instituição e não usufruir de outro tipo de bolsa (quando tutor/a bolsista), exceto o Manutenção Acadêmica.

As informações acadêmicas do/a estudante serão importadas automaticamente do Q-

Acadêmico. Caso não estejam atualizadas, impedindo o prosseguimento da inscrição, o/a estudante deverá entrar em contato com o respectivo setor de registro acadêmico, a partir dos canais de comunicação disponibilizados pelo campus.

Documentação a ser anexada no Fluxo:

1 – RG ou outro documento oficial de identificação com foto do/a estudante (CNH,

Carteira de Trabalho, Passaporte ou Reservista)

2 – CPF do/a estudante, que pode ser emitido pelo site da Receita Federal

3 – Extrato ou cartão referente à conta bancária em nome do/a estudante

4 – Autorização do/a responsável (Anexo III), obrigatória apenas para estudantes com

menos de 18 (dezoito) anos.

Dúvidas podem ser enviadas para: napne@afogados.ifpe.edu.br

Leia todas as informações e confira os anexos no edital:

>>Edital Tutoria de Pares 2024.1

CRONOGRAMA:

•           Período de inscrições: 11 a 15/03/2024

•           Homologação das inscrições 15/03/2024

•           Etapa 1 – Análise do Histórico: Escolar 18/03/2024

•           Resultado preliminar da Etapa: 1 19/03/2024

•           Interposição de recursos à Etapa: 1 20/03/2024

•           Análise dos recursos à Etapa: 1 21/03/2024

•           Resultado da Etapa 1: 22/03/2024

•           Etapa 2 – Entrevista: 25 e 26/03/2024