IV Feira de Ciências e Inovação de Afogados será virtual

Escolas participantes exibirão seus trabalhos por vídeo

Entre os dias 14 e 18 de dezembro, o IFPE Afogados da Ingazeira e a Prefeitura do Município, por meio da Secretária de Educação, realizarão a IV Feira de Ciências e Inovação. O evento pela primeira vez acontecerá de forma totalmente on-line, devido a epidemia de coronavírus.

A Feira tem como objetivo divulgar e popularizar a ciência e a inovação no município, por meio da exposição de diversos trabalhos de estudantes do sexto ao nono ano do Ensino Fundamental II.

As escolas municipais participantes irão expor os trabalhos de seus estudantes no formato de vídeos, que estarão no site do evento: www.cienciasemafogados.com.br onde o público terá acesso as exposições e poderá também escolher o melhor trabalho na categoria voto popular.

Haverá ainda a avaliação dos trabalhos por uma comissão científica, os melhores serão premiados com medalhas e troféus. Uma novidade da edição de 2020 é que os três primeiros lugares ganharão bolsas de pesquisa de Iniciação Científica Júnior do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

A iniciativa conta com o apoio do CNPq e é uma proposta dos professores Luís Gomes, Denise Josino e Andrea Dacal, executada em parceria com o poder público municipal.

Segundo Luís Gomes, atual chefe do Departamento de Pesquisa e Extensão – DPEX do Campus Afogados, a cada edição o número de trabalhos da Feira de Ciência cresce, e em 2020, em sua avaliação, não será diferente, mesmo com a crise da epidemia do COVID-19.

“Esse ano o número de trabalhos superou do ano passado, o formato da feira é diferente, mas a sua essência, não. Por meio do estímulo à participação no evento, incentivamos os estudantes a buscarem o estudo e a ciência para resolver problemas do cotidiano ou obter novas descobertas. Esperamos alcançar até um público maior com a realização do evento on-line, planejado dessa forma para garantir segurança à saúde de todos”, avalia o professor.