Início do conteúdo

Programa Escola da Terra terá aula magna nos dias 22 e 23/09

Programação ocorrerá nos Campi Recife e Afogados para educadores envolvidos na iniciativa


Nos dias 22 e 23 de setembro, acontecerá a aula magna do Programa Escola da Terra. Na sexta (22), às 9h no auditório do Campus Recife haverá palestra com Gaudêncio Frigotto, doutor em Educação e professor associado aposentado na Faculdade de Educação da UERJ e professor titular aposentado da Universidade Federal – UFF.

Já no sábado (23), às 9h, no Campus Afogados da Ingazeira, terá palestra com Celi Taffarel, professora da UFBA, especialista em formação de professores, produção do conhecimento cientifico, políticas públicas e trabalho pedagógico. Os dois eventos são voltados para os educadores envolvidos na iniciativa

O Escola da Terra é uma iniciativa do Ministério da Educação para a formação continuada de professores em serviço em escolas do campo. O IFPE Afogados da Ingazeira é um dos campi do Instituto polo do Programa.

O objetivo é promover a formação continuada específica de 160 professores para que atendam às necessidades de funcionamento das escolas e às especificidades formativas das populações do campo do Estado de Pernambuco, especialmente das regiões: Zona da Mata (Campus Barreiros), Grande Recife (Campus Igarassu) e Sertão do Pajeú (Campus Afogados). No IFPE Afogados já existe desde 2019 a Especialização Lato Sensu em Educação do Campo.

No Pajeú, sete cidades serão beneficiadas: Afogados da Ingazeira, Tabira, Serra Talhada, Iguaracy, Solidão, Ingazeira e Quixaba. Serão oferecidas 50 vagas para professores cursistas, entre estes serão indicados cinco tutores bolsistas. A iniciativa conta com a parceria das coordenações das escolas do Campo dos municípios envolvidos entre outros parceiros.

O curso de aperfeiçoamento de 180h será dividido em cinco módulos presenciais com aulas realizadas no IFPE Afogados. O Projeto terá início ainda em setembro deste ano e seguirá até maio de 2024.

Fim do conteúdo