Projeto do IFPE Afogados aposta no Plantio Comercial de Pitayas na Região

Iniciativa tem parceria com entidades locais

Desde o mês de novembro de 2022 começou a ser desenvolvido o Projeto de Extensão “Frutificar no Sertão: cultivo e desenvolvimento comercial de fruticultura xerófita no Vale do Pajeú”, do IFPE Afogados, por iniciativa da professora Bárbara Camila Bomfim de Souza.

Nesta segunda-feira (27), as estudantes Valéria Borges Berto (Engenharia Civil) e Rita de Cássia Pereira da Silva (Técnico em Agroindústria) bolsistas do projeto, realizaram a primeira poda e plantação de 09 novas mudas de Pitayas no espaço de horta do Campus.

A iniciativa visa incentivar a plantação, cultivo, desenvolvimento, pesquisa, produção e estudo de viabilidade para exploração comercial local de Pitayas. Para a preparação comercial da região como produtora no mercado da fruta, será feita a elaboração do plano de negócios e de marketing, com o estudo e desenvolvimento e consolidação da marca.

O conhecimento adquirido com as pesquisas será disponibilizado, submetidos as congressos e publicações científicas pelos pesquisadores da equipe, organização parceira, bolsistas, voluntários internos e/ou externos à instituição executora.

As variedades usadas são as que mais se adequem às condições climáticas do Sertão do Pajeú, no momento está sendo experimentada a denominada Hylocereus, cuja fruta apresenta uma polpa de coloração rosa pink.

“Hoje fizemos medições e já deu pra verificar que as plantas estão se adaptando muito bem as condições locais”, avaliou a professora Bárbara.

De acordo com a professora, a escolha por essa fruticultura se justifica pelo fato de que, embora recente, o cultivo das pitayas no Brasil vem conquistando produtores e consumidores porque seus frutos têm alto valor nutricional. Também sendo utilizada em medicina caseira, como tônico cardíaco e na indústria por suas propriedades cosméticas e de pigmentação.

“A aplicabilidade ornamental da fruta também tem sido muito apreciada entre os consumidores, não apenas no mercado brasileiro, como também no internacional, onde já se verifica aceitação maior e há mais tempo. Levando ainda em consideração o mercado de frutas exóticas, dentre as quais a pitaya, apresenta grande potencial de crescimento”, complementa a professora.

Parcerias

Inicialmente o projeto pretende atuar apenas na cidade de Afogados da Ingazeira, mas existe a possibilidade de expansão para toda a região compreendida no vale do Pajeú, apoiado nas parcerias com sociedade civil, iniciativa privada, ONGs e gestão governamental nas esferas municipal, estadual e federal, à medida que o projeto for amadurecendo.

O plantio na horta do Campus teve início em novembro de 2022, quando na ocasião, contou com a parceria da Diaconia, Organização Não-Governamental que disponibilizou as mudas e a técnica agronômica da ONG, Roseana Simões, para uma consultoria.

As atividades contam ainda com o suporte de Luciano de Lira Beserra, funcionário terceirizado responsável pela manutenção da horta do IFPE.

Mais informações: barbara.souza@afogados.ifpe.edu.br