Início do conteúdo

Histórico


https://www.ifpe.edu.br/campus/afogados/o-campus/historico

Em 24 de abril de 2007, foi realizada uma chamada pública para instalação de uma nova unidade do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE) no Sertão de Pernambuco, como parte da segunda fase de expansão da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, instituída pela Lei nº 11.195/2005. Vários municípios da região candidataram-se e passaram a concorrer como sede da nova unidade acadêmica do IFPE.

Afogados da Ingazeira foi a cidade selecionada para sediar o Campus do IFPE, tendo iniciadas as obras em 1º de junho de 2009. Entretanto, com a construção, o campus passaria a beneficiar habitantes de todos os municípios do Consórcio de Integração dos Municípios do Pajeú (Cimpajeú) e até mesmo de outros estados.

Em agosto de 2010, as obras da primeira fase foram concluídas e no dia 29 do mesmo mês, realizada a aula inaugural no Cine Teatro São José, dando início, efetivamente, as aulas no dia 13 de setembro daquele ano. A aula inaugural ocorreu com três cursos subsequentes (Agroindústria, Saneamento e Eletroeletrônica). Em 21 de setembro, sai a autorização para o funcionamento da nova unidade, publicada no Diário Oficial da União (Portaria nº 1.170). Em 29 de novembro, é realizada, em Brasília/DF, a inauguração oficial.

A implantação do Campus Afogados da Ingazeira integrou a expansão da educação profissional em Pernambuco, juntamente com a criação dos campi Caruaru e Garanhuns.

Em 2013, houve a abertura de dois cursos de PROEJA (Operação e Manutenção de Computador e Panificação e Confeitaria). Em 2014, foram implantados dois cursos integrados (Saneamento e Informática). Em 2019, ocorreu a abertura do curso superior de Licenciatura em Informática além da especialização em Educação do Campo e, em 2020, a abertura do curso de Bacharelado em Engenharia Civil.

 

Última atualização em 16/08/2023

Fim do conteúdo