Estudantes surdos do IFPE-Barreiros marcam presença no Setembro Azul do Campus Vitória

Grupo viajou dia 27 de setembro com o intérprete de Libras, Carlos Oliveira, para participar das atividades promovidas em prol da luta da comunidade surda

No dia 27 de setembro, o grupo de estudantes surdos do IFPE-Campus Barreiros esteve no Campus Vitória de Santo Antão, na Região Metropolitana do Recife, para participar do I Encontro do Setembro Azul.

Promovido em referência ao Dia Nacional do Surdo, celebrado no dia 26 de setembro, e à luta da comunidade surda, o evento teve como um dos objetivos intensificar as relações entre surdos e ouvintes pela inclusão de todos. Com uma programação que contou com palestras, oficinas e visita técnica, o encontro reuniu estudantes e professores de diversas cidades e instituições.

Sob a supervisão do intérprete de Libras do Campus Barreiros, Carlos Eduardo Oliveira, seis alunas e alunos dos cursos técnicos em Agropecuária, Alimentos e Hospedagem, puderam prestigiar o evento e trocar experiências.

O estudante João Vítor, por exemplo, participou da oficina de Fotolibras e aprendeu um pouco sobre como fotografar com ênfase na comunidade surda. “Na Fotolibras, são priorizadas as mãos e tudo que é visual. Foi muito bom, adorei”, conta ele empolgado.

Além de Fotolibras, o evento promoveu oficinas de Espaço Token, Artes Surdas, Fonologia, Morfologia e Sintaxe de Libras.

HISTÓRICO

Surgido em 2011 com o objetivo de mobilizar as autoridades e a sociedade para garantia dos direitos humanos, linguísticos e culturais da comunidade surda, o Setembro Azul é, hoje, um símbolo do orgulho do movimento surdo e acontece em todo país.

“Setembro é importante, porque diversos marcos para a comunidade surda aconteceram neste mês, por exemplo: a fundação do Instituto Nacional de Surdos; o reconhecimento da profissão de intérprete de Libras, além da comemoração do dia da Língua de Sinais e do dia Nacional e Internacional dos Surdos”, explica o intérprete de Libras do Campus Barreiros, Carlos Eduardo de Oliveira.