Lugar de mulher é onde ela quiser

Empoderamento feminino foi destaque em seminário realizado no IFPE-Barreiros que discutiu o papel da mulher na sociedade atual

Administrar empresas, chefiar grandes corporações, praticar esportes radicais ou trabalhar em casa cuidando dos filhos e do lar, se assim a mulher preferir. Este foi um dos recados transmitidos por todas as debatedoras do IV Seminário Mulheres Contemporâneas: Velhos Desafios, Novas Perspectivas, realizado nesta quinta-feira (30) no Auditório Central do Campus Barreiros. Professoras, estudantes, políticas e agricultoras falaram sobre a importância da mulher tomar as rédeas da própria vida e ter o poder de decidir sobre o seu destino.

A deputada estadual Teresa Leitão lembrou as inúmeras conquistas das mulheres nos últimos anos, especialmente no combate à violência. “tivemos a promulgação da lei Maria da Penha e da lei do feminicídio, que tiraram várias de nós das garras de homens agressivos, mas ainda há muito por ser feito. Precisamos de mais mulheres na política e em cargos de chefia. Os números ainda são bem desfavoráveis ”, ressaltou a deputada.

A professora Denea Pires falou sobre a necessidade de uma mudança cultural: “está introjetado na nossa sociedade que o papel da mulher é cuidar, enquanto as tarefas que exigem competição cabem aos homens. São conceitos totalmente ultrapassados”, destacou. Outra debatedora, a estudante Larissa Batista representou as mulheres negras e falou sobre preconceito: “além de convivermos diariamente com a sexualização da nossa imagem, raramente conseguimos posição de destaque no mercado de trabalho”, alertou a estudante. Um estudo recente do Instituto Ethos aponta que apenas 2% das mulheres negras ocupam cargos de direção.

Durante a mesa de debate, os homens também tiveram voz. Adalberto Arruda, diretor-geral do IFPE-Barreiros, se solidarizou com a luta das mulheres por igualdade de direitos: “É muito importante que todas as mulheres conquistem autonomia pra transformar o mundo em que vivemos. Aqui no IFPE temos o orgulho de ter uma mulher no comando da reitoria, a professora Anália Ribeiro, que exerce o cargo com total competência” lembrou o diretor.

Oficina e Cineclube

Além da mesa de debate realizada no período da manhã, o seminário Mulheres Contemporâneas também teve a oficina “Lugar de mulher é onde ela quiser”, ministrada pelas professoras Núbia Michella e Jaqueline Alves.  No encerramento do seminário, o Cineclube do IFPE-Barreiros exibiu dois curta-metragens: o primeiro foi “Milagres”, que mostra a relação de mulheres de gerações distintas com a Praia dos Milagres, em Olinda. Após a exibição, a produtora do filme Anna Andrade conversou com os espectadores. Na sequência, o Cineclube exibiu o curta-metragem “Vida Maria”, que aborda a vida de uma menina de 5 anos que largou os estudos para trabalhar.