Campus Barreiros projeta ter 1500 alunos matriculados em 2018

Expectativa é de um aumento de quase 30% em comparação ao início de 2017

Apesar de mais um ano em que o Governo Federal deve contingenciar recursos para Educação, o otimismo é a palavra-chave do IFPE-Barreiros em 2018. Com o preenchimento de todas as vagas oferecidas no Vestibular 2018.1 do IFPE, o campus espera atingir o número de 1500 alunos matriculados, 331 a mais que no inicio de 2017. E o crescimento não deve parar por aí. A previsão é que, ainda neste ano, sejam ofertados três novos cursos de especialização. A pós-graduação em Matemática deve iniciar as aulas em agosto, com 30 vagas.

O diretor de Administração e Planejamento do IFPE-Barreiros, Ubirajara Pereira, comemora o aumento do número de alunos. Segundo ele, o crescimento de matrículas permite a oportunidade de mais pessoas estudarem e também amplia os recursos liberados pelo Ministério da Educação para o custeio do campus. Esses recursos são aqueles que financiam a aquisição de materiais de consumo, além do pagamento de água e energia.

“A projeção é que 2018 seja um ano de poucos investimentos, devido à situação financeira difícil que vive o país, mas o aumento de estudantes vai garantir mais tranquilidade para quitar as contas do dia a dia”, explica Ubirajara Pereira.

Balanço de 2017

Em relação à estrutura do campus, foram feitas algumas reformas para garantir melhores condições de estudo para os alunos e de trabalho para os servidores. As estufas para a produção de hortaliças foram recuperadas, a frota de veículos recebeu manutenção e as salas de aula de agricultura e zootecnia também foram remodeladas. Outra providência importante foi a construção do poço artesiano com capacidade de 3 mil litros. Antes o sistema de abastecimento era feito, exclusivamente, pelo manancial do campus e, principalmente no verão, a falta de água era recorrente.

O diretor-geral do IFPE-Barreiros, Adalberto Arruda, acredita que em 2018, uma das principais demandas é a necessidade de ampliação da área de convivência para os alunos. Atualmente, um dos poucos locais para os estudantes descansarem é a lanchonete do campus. “Precisamos oferecer novas opções. Estamos estudando a possibilidade de colocar uma cobertura na antiga quadra de esportes, que está inutilizada, para criarmos alternativas de lazer naquele local”, explica Adalberto Arruda.

O ano de 2017 também ficou marcado pela solidariedade. Em maio, as fortes chuvas que atingiram a zona da Mata Sul deixaram milhares de pessoas desabrigadas. Pelo menos 600 alunos tiveram prejuízos com os estragos provocados pelos alagamentos na região. Para tentar minimizar a perda dos moradores, o IFPE organizou ações solidárias que arrecadaram mais de 1 tonelada em alimentos, além de outros itens como roupas e colchões. Mais de 30 famílias ficaram abrigadas no ginásio de esportes, até conseguirem uma nova casa.