33 concluintes dos cursos técnicos integrados são aprovados em faculdades

O número reflete a atenção que o projeto pedagógico confere à preparação dos alunos

Apesar do foco da escola ser o ensino profissionalizante, alunos do IFPE Barreiros apresentaram desempenho de destaque no acesso ao ensino superior neste início de 2020. Com o resultado final do último Sisu, 32 alunos que concluíram o ensino médio em 2019 no nosso campus ingressaram em instituições de ensino superior. Desses egressos, 25 conquistaram uma vaga em faculdades públicas em cursos como Direito, Jornalismo, Engenharia, Agronomia, Zootecnia, Fisioterapia e Ciências biológicas. O número revela a atenção que a escola oferece aos alunos dos cursos técnicos integrados que desejam dar prosseguimento à formação. “Nossa instituição prepara o jovem para o mundo do trabalho com os cursos técnicos. Mas além disso, oferecemos também suporte e orientação para capacitar nossos alunos para a prova do Enem e outros vestibulares, a partir do apoio de nossa equipe pedagógica e da participação em programas como o ProIFPE e o Vestibular Cidadão”, afirma o diretor-geral do Campus, Adalberto de Souza Arruda.

Os alunos dos terceiros anos do curso técnico integrado em Agropecuária e do quinto e sexto períodos do curso técnico integrado em Alimentos contam com um aulão especial voltado para a preparação para o Enem ao longo de todo o ano, além de simulados regulares. A cada semana a disciplina é alternada. Outra ação que a equipe pedagógica do Campus Barreiros oferece para apoiar os estudantes é transformar a produção de texto argumentativo dissertativo num dos focos da equipe de professores de língua portuguesa, preparando os alunos para a redação. “Temos a responsabilidade de fazer com que nossos estudantes tenham condições de ingressar no ensino superior. Então, todos os professores do ensino médio dão o suporte necessário às competências e habilidades cobradas pelo Enem e o Sistema Seriado de Avaliação (SSA)”, explica a professora de português Cristiane Conde.

Concluinte do curso Técnico de Alimentos em 2019, Acsa Victória não foi a primeira da família a estudar no IFPE Barreiros. Gerações anteriores passaram pela mesma escola. Ela garante que o apoio dos professores foi fundamental para o seu ingresso no curso de Engenharia na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). “Eu não esperava que fosse passar assim de primeira. Não fiz nenhum tipo de curso preparatório, só me dediquei às aulas mesmo, principalmente às de matemática e português. Quando faltava uns dois meses para o Enem comecei a focar mais na prova e passei a correr atrás de alguns professores pra pedir ajuda, especialmente Raul Bueno e Marineide Cavalcanti. Então sempre levava uma pergunta pra fora da sala, uma redação extra pra ser corrigida”, conta a estudante. Ela ressalta a importância que o IFPE teve no seu desempenho não apenas pelo conteúdo oferecido em sala de aula, mas também pela possibilidade de participar de um projeto de iniciação científica durante os três anos em que estudou na instituição. Acsa relaciona diretamente o resultado obtido na prova de ciências da natureza, responsável por elevar sua nota geral, aos aprendizados obtidos nos laboratórios do curso técnico.

“É satisfatório encontrar questões que com o conhecimento do curso técnico é possível resolver. Questões que muitos alunos não conseguem resolver só com o ensino médio. Por exemplo, Questão 133 (2º dia, Caderno amarelo) que abordou diretamente um conhecimento adquirido no 4º Período do curso na disciplina de Análises Físico-Químicas”, afirma outro aluno concluinte de Alimentos, Dafné José, aprovado no curso de Direito da UFPE. “Só entendemos a importância de cursar o ensino médio integrado ao técnico e o valor que tem a interdisciplinariedade quando nos encontramos com situações assim”, completa. Dafné também não precisou de cursos preparatórios para entrar na universidade. Ele ratifica que as atividades extra-curriculares, além da atenção às aulas e o interesse pela leitura foram fundamentais para o êxito no Enem, creditando ao IFPE Barreiros parte do sucesso.

Para Cláudio Júnior, concluinte do curso técnico em Agropecuária, a formação no IFPE lhe forneceu conhecimento suficiente para decidir que carreira seguir. Ele acaba de ser aprovado em Agronomia na UFRPE. “O curso de agropecuária me ajudou a ter uma melhor visão da área. e por conta dele eu criei o interesse em me graduar em agronomia”, comenta. O professor Caetano Pereira, diretor do Departamento de Desenvolvimento Educacional, ressalta a necessidade de dedicação dos estudantes para alcançar os resultados desejados: “O nosso apoio preparatório para o vestibular é um bônus que oferecemos, algo extra, para que a quantidade de disciplinas que eles cursam por conta do ensino técnico não atrapalhe o desempenho do aluno. Esse resultado tão expressivo é um mérito da instituição e dos estudantes”.

PÓS-GRADUAÇÃO
Para os egressos do IFPE, a graduação não é o limite. No final de janeiro passado, a aluna do curso superior de Licenciatura em Química do IFPE Barreiros, Larissa Costa Batista, foi aprovada no mestrado em Educação, Culturas e Identidades da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Concluinte 2019, Larissa ficou em quinto lugar na seleção para as vinte e uma vagas. O programa de pós-graduação, uma parceria da UFRPE com a Fundação Joaquim Nabuco, tem como objetivo a formação de docentes e pesquisadores capazes de produzir conhecimentos que apontem respostas a problemas emergentes na base estrutural de nossa sociedade, envolvendo a formulação e gestão de políticas públicas culturais e educacionais, além da análise dos movimentos sociais e de processos educativos. O projeto de Larissa se insere na linha Movimentos sociais, práticas educativo-culturais e identidades, uma das três áreas de pesquisa ofertadas pelo programa.