Neged lança concurso de redação sobre gênero

Voltado para os cursos integrados ao ensino médio, concurso faz parte da Semana da Mulher

Estão abertas as inscrições para o I Concurso de Redação sobre Gênero do IFPE Barreiros. Promovido pelo Núcleo de Estudos de Gênero e Diversidade (NEGED), vinculado à Coordenação de Extensão do campus, o evento pretende incentivar a problematização e a produção de conhecimento do corpo discente sobre a temática de gênero, além de estimular a participação das/os estudantes no Prêmio Naíde Teodósio de Estudos de Gênero – Ano XII, organizado pela Secretaria da Mulher de Pernambuco (SecMulher-PE). Devem participar apenas estudantes regularmente matriculados nos cursos técnicos integrados ao ensino médio e as redações devem conter entre 3 mil e 6 mil caracteres, incluindo o espaçamento entre as palavras. As inscrições devem ser feitas online até o dia 05 de março através do seguinte formulário eletrônico: https://forms.gle/S2WvaMKURpYhfVyN7 .

Além de certificados e livros que serão entregues como premiação para as três melhores redações do campus, os trabalhos mais bem avaliados serão submetidos ao Prêmio Naíde Teodósio, que premiará até 10 redações de todo o estado com um tablet. No I Concurso de Redação sobre Gênero do IFPE Barreiros as redações serão avaliadas a partir de cinco quesitos: tema relevante e problematizado a partir do enfoque de gênero de forma consistente; construção do texto quanto à abordagem do tema e coesão dos objetivos (originalidade e criatividade); coerência do texto quanto à apresentação (introdução, desenvolvimento e conclusão, estabelecendo conexões lógicas entre os argumentos); clareza, concisão e enquadramento às normas ortográficas e gramaticais da língua portuguesa. Os textos devem estar inseridos em algum dos 18 temas sugeridos pelo edital (veja alista abaixo) e comentados no Anexo I. O resultado deve ser anunciado no dia 10 de março, com a entrega da premiação na Semana da Mulher (de 16 a 20 de março).

Como fazemos parte de uma sociedade machista, em que as mulheres ganham menos que os homens ocupando as mesmas funções, em que as mulheres são frequentemente assassinadas por seus maridos e companheiros, em que as mulheres acumulam o trabalho doméstico com o trabalho assalariado, é fundamental discutir essas situações com nossos estudantes de Ensino Médio, para que possamos desconstruir ideias e comportamentos que são naturalizados pela sociedade, mas que são fruto de construções sociais que oprimem as populações mais vulneráveis”, afirma o coordenador do NEGED, professor Tiago Cargnin.

Confira o edital aqui.

TEMAS PROPOSTOS

a) Violência de gênero contra as mulheres nos espaços doméstico e público;

b) Gênero e educação;

c) Gênero e ciência;

d) Inserção das mulheres nos espaços de poder;

e) Gênero e políticas públicas;

f) Gênero, trabalho e empreendedorismo;

g) Gênero e saúde;

h) Gênero e geração;

i) Gênero e gravidez na adolescência;

j) Gênero e diversidade sexual;

k) Gênero e raça;

l) Gênero e etnia;

m) Gênero e mídia;

n) Gênero e expressões culturais e artísticas;

o) Gênero e meio ambiente;

p) As relações de gênero no âmbito rural;

q) As relações de gênero na pesca artesanal;

r) Gênero e práticas esportivas