IFPE Barreiros tem 11 equipes medalhistas em Olimpíada Nacional em História do Brasil Aberta para Todos

Das 11 medalhas, sete foram de cristal, três de bronze e uma de ouro

O IFPE-Campus Barreiros disputou, entre os meses de outubro e novembro de 2023, a Olimpíada Nacional em História do Brasil Aberta para Todos (ONHB-A), na modalidade de Escolas Públicas do Ensino Médio. Foram inscritas 13 equipes com um total de 39 estudantes sob a orientação dos professores de História do campus, Cleiton Melo e Luiz Henrique Assis. Dessas, 11 receberam medalhas de cristal, bronze ou ouro. Essa competição foi online, gratuita e disponível para qualquer pessoa acima de 12 anos organizada pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), com o objetivo de ampliar o acesso ao conhecimento sobre a História do Brasil a estudantes e a um público mais amplo de fora da escola.

Em Pernambuco, entre as escolas públicas de ensino médio, apenas 11 receberam medalhas de metal, sendo quatro dessas, uma de ouro e três de bronze, do IFPE Barreiros. “É o primeiro ano do nosso projeto, mas que já nos trouxe frutos importantes. O maior deles, sem dúvidas, é a crença desses estudantes de que a pesquisa e o estudo podem nos levar mais longe”, destaca o professor Cleiton. O projeto contou também com as participações de outros/as docentes do campus no apoio e orientação das equipes, como a professora de Sociologia Núbia Michella e os docentes da área de Linguagens, Diego Paixão, Álvaro Vinícius e Renata Valéria.

Para Cristina Meneguello, coordenadora da Olimpíada e professora do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Unicamp (IFCH), a ONHB-A é a expansão do modelo da Olimpíada de História e uma maneira de levar a divulgação científica e o conhecimento em História do Brasil a um público mais amplo, dentro e fora das escolas. “Em 15 anos realizando a Olimpíada, percebemos o interesse das pessoas, que não estão necessariamente vinculadas a um ambiente escolar, de entender mais a História do Brasil. Isso nos motivou a elaborar esse projeto voltado ao grande público, que começou de forma despretensiosa na pandemia e ganhou muita força”, explicou.

A prova foi aplicada de 23 de outubro, a primeira fase, até 18 de novembro, a última fase. Por ser uma competição eliminatória, essa olimpíada exigiu grande dedicação das equipes de professores e estudantes. O Campus Barreiros iniciou a fase 1 com 13 equipes e conseguiu mantê-las e levar todas elas até a fase final, conquistando com isso um resultado impressionante: 11 medalhas, sendo 7 de cristal, 3 de bronze e 1 de ouro. A ONHB-A prevê a entrega de medalhas virtuais que terão lugar no auditório do próprio campus em uma cerimônia de encerramento do projeto, que é anual.

Confira aqui o quadro completo das equipes medalhistas do Campus Barreiros.