Início do conteúdo

Campus Barreiros promoveu I Semana da Consciência Negra

Evento aconteceu entre os dias 20 e 24 de novembro


Foi realizada, entre os dias 20 e 24 de novembro, a I Semana da Consciência Negra do Campus Barreiros, que teve como objetivos evidenciar pautas pertinentes à comunidade afro-brasileira, fomentar discussões e, sobretudo, promover ações pedagógicas que promovam o combate ao racismo, no âmbito institucional.

O evento foi organizado pelo Núcleo de Estudos Afro-brasileiro e Indígena (NEABI) e assessorado pelos demais núcleos de inclusão (NAC, NEGED e NAPNE). Os projetos de extensão Cine Carimã e Remotas Conversas tiveram um papel estratégicos na articulação e promoção nas palestras e debates promovidos ao longo da semana. Diversos/as servidores/as também participaram efetivamente na construção de diversas atividades, como os/as professores/as Núbia, Cesar, Atacy, Hélida, Ronaldo, Cleiton e Álvaro a psicóloga Francielly.

A programação da Semana foi composta pelas seguintes atividades: Publicação do episódio “Conversa com Neabi” do projeto de extensão “Remotas PodCast”; Exibições do Cineclube Carimã; Laboratório de práticas artísticas; Minicurso sobre História Africana e Afrobrasileira; Oficina Problematizando o racismo recreativo; Palestra: Representação dos Negros nos HQs, realizada pelo professor Ronaldo Melo; Palestra: Sudão (uma viagem cultural), realizada pelo Sudanês Bashir; Performances de Poesia, Teatro, Dança, Música, promovidas pelos próprios/as estudantes; Podcast Remotas Conversas com o NEABI [publicação do episódio na página do podcast]; Rádio Preta; Roda de leitura do NEGED, com discussão de conto “Pai contra Mãe”, Machado de Assis, coordenado professor Diego Paixão; e Oficina Problematizando o Racismo Recreativo na escola.

“A partir da articulação de todos e todas, concretizamos um momento pedagógico muito importante e valioso para estimularmos nossos/as estudantes no reconhecimento e valorização de suas identidades negras, bem como na luta contra o racismo. Entendemos que a cidadania efetiva se consagra a partir de momentos de formação de uma consciência e postura antirracista, e eventos dessa natureza possuem uma relevância para toda a comunidade escolar, bem como para a sociedade barreirense e cidades circunvizinhas”, destacou o professor Alexsander Costa.

Confira algumas fotos do evento:

Fim do conteúdo