16º Festival de Literatura une arte e pedagogia

Com adaptações de obras literárias, alunos apresentam peças de teatro

O 16º Festival de Literatura transformou o ginásio de esportes num palco de um grande teatro. Adaptados por alunos dos cursos técnicos integrados ao ensino médio, clássicos da literatura mundial e brasileira se transformaram em peças interpretadas e elaboradas pelos próprios discentes. “Vocês são os protagonistas deste dia, deste evento”, explicou a professora Cristiane Conde, parte do grupo docente de língua portuguesa responsável pela organização do festival. “Esse é um exercício pedagógico, consequência dos nossos trabalhos em sala de aula”, comentou a professora.

As peças apresentadas no festival foram adaptadas das seguintes obras: A Ilíada, de Homero; O corcunda de Notre Dame, de Victor Hugo; Romeu e Julieta, de William Shakespeare; O médico e o monstro, de Robert Louis Stevenson; Fausto, de Johann Wolfgang von Goethe ; A escrava Isaura, de Bernardo Guimarães; Tereza Batista cansada de guerra, de Jorge Amado; A hora da estrela, de Clarice Lispector; e um poema de Adélia Prado, associado à série do Netflix, Coisa mais linda. Nos intervalos entre as peças, a poetisa Sylvia Beltrão recitou alguns de seus poemas e contou um pouco sobre sua experiência como aluna do IFPE Barreiros.

Premiação

No final da jornada, o festival premiou as apresentações em categorias técnicas e artísticas, julgadas por uma banca composta por professores e técnicos da casa.

Primeiro lugar geral – A escrava Isaura, 4º período do Técnico em Alimentos

Melhor apresentação entre os primeiros anos – Fausto, 1º C do Técnico em Agropecuária

Melhor apresentação entre os segundos anos – A escrava Isaura, 4º período do Técnico em Alimentos

Melhor apresentação entre os terceiros anos – Coisa mais linda, 6º período do Técnico em Alimentos