A luta das mulheres é destaque no IFPE-Barreiros

Campus realizou nesta quarta-feira (27) as atividades da campanha “Mais Voz e Vez para as Mulheres”

Com o objetivo de dar visibilidade à luta das mulheres em vários segmentos da sociedade, o IFPE-Barreiros realizou nesta quarta-feira (27) as atividades da campanha sistêmica “Mais Voz e Vez para as Mulheres”. A iniciativa foi do Núcleo de Gênero e Diversidade, em parceria com o Cine Carimã, projeto de cineclube do Campus. As ações foram conduzidas pelos professores Jaqueline Alves e Tiago Cargnin e pela assistente social Laura Fabiana da Silva.

Na abertura do evento, o Auditório Central recebeu as fotos da exposição “Vista Minha Pele”, organizada pelo Neged do Campus Igarassu. A exposição proporcionou aos alunos a oportunidade de conhecer a história de vida de grandes personalidades negras, como Marielle Franco, vereadora do Rio de Janeiro assassinada em 2018, e Dandara, combatente da luta contra à escravidão e integrante do Quilombo dos Palmares no século XVII.

Na sequência, o Cine Carimã exibiu o filme “Precisamos Falar do Assédio”, da diretora Paula Sacchetta. A obra, que apresentou relatos de assédio sofrido por mulheres anônimas, foi finalizada com depoimentos das próprias alunas e com uma conversa sobre a importância do combate à violência contra a mulher.

Para finalizar as atividades, o evento recebeu Cláudia Ribeiro, dirigente sindical e professora da rede municipal do Recife, para a palestra “o Impacto da Reforma da Previdência para as Mulheres”. Durante o encontro, alunos e professores tiveram a oportunidade de expressar as suas opiniões sobre os reflexos que a aprovação da reforma pelo Congresso Nacional poderá provocar na vida das trabalhadoras.