Alunos aprendem a usar robótica em atividades agrícolas

Oito estudantes de Ensino Médio do Campus Barreiros integram projeto piloto que pretende expandir o conhecimento para produtores rurais da região

Com o objetivo de difundir a tecnologia de sistemas automatizados abertos e de baixo custo para os pequenos produtores rurais da Mata Sul de Pernambuco, o IFPE-Barreiros iniciou no mês de março a primeira turma de arduíno básico – plataforma aberta de automação e robótica. O curso, que tem carga horária de 30 horas, é realizado às sextas-feiras, no turno da tarde. A primeira turma foi composta por oito alunos do curso técnico integrado ao Ensino Médio em Agropecuária.

Segundo o professor José Mario Lemos, responsável pela atividade, a intenção é expandir a iniciativa para outros alunos a partir da inauguração do novo laboratório de informática do Campus, que deve ocorrer ainda neste primeiro semestre. As aulas são fruto do projeto de extensão do Campus “Agro é Tech, Agro é Pop” e querem contribuir para que os alunos tenham capacidade de desenvolver sistemas práticos para os agricultores, estimulando a inovação e o empreendedorismo.

José Mário explica ainda que a iniciativa surgiu após perceber o interesse dos jovens em tecnologia. Segundo ele, inicialmente os estudantes aprendem a técnica, ou seja, a linguagem de programação, e depois terão liberdade de exercitar a criatividade e desenvolver soluções para a agricultura familiar, que sejam de fácil aplicação e baixo custo. O objetivo é realizar um workshop no final do ano e apresentar todas as ideias que forem desenvolvidas em 2018.

Jonathan Melo, aluno do curso

Um dos estudantes que participam da turma inicial é Jonathan Melo, de 15 anos, aluno do 2º ano. Morador da zona rural de Sirinhaém, o estudante tem o objetivo de desenvolver um sistema de irrigação autônoma, que utilize um sensor para perceber a umidade do solo e desligue a bomba automaticamente, para evitar desperdício de água: “a placa que é a matéria-prima para esta tecnologia custa barato, cerca de 30 reais. Acho que esse sistema seria útil e vantajoso financeiramente para todos pequenos produtores rurais”, diz o jovem.