Alunos de Agroecologia participam de ação para limpeza de praia

Estudantes realizaram atividade de coleta de resíduos sólidos na praia de Porto de Nassau, em Barreiros (PE). 250 quilos de lixo foram recolhidos.

Você sabia que um pedaço de plástico pode levar mais de 100 anos para se decompor no meio ambiente? E que uma simples tampa de garrafa pode demorar ainda mais e permanecer sujando ruas e praias por mais de 150 anos? Com o objetivo de conscientizar as pessoas sobre a importância de fazer o descarte do lixo em locais adequados, alunos do curso superior de Tecnologia em Agroecologia do IFPE-Barreiros participaram da ação “Atitude Consciente nas Praias”. A atividade foi realizada no sábado (23), na praia Porto de Nassau, em Barreiros (PE).

A iniciativa da “Atitude Consciente nas Praias” é de um grupo de agentes populares ambientais da região e teve apoio de diversas entidades locais. A ação é realizada mensalmente, sem fins lucrativos. Pelo IFPE-Barreiros, participaram alunos do 1º, do 5º e do 6º período do curso de Agroecologia, além dos professores Bianca Tavares e Rômulo Souza, que orientaram o grupo. Durante o dia, foram recolhidos aproximadamente 250 quilos de resíduos sólidos. Entre os itens coletados, haviam garrafas, sacolas, pneus, além de outros objetos de difícil decomposição.

–  Foi uma junção de forças, para um bem maior, que é a preservação ambiental. A atividade foi muito produtiva não só pela observação dos problemas causados pela degradação ambiental, mas também por oportunizar aos alunos uma aula prática sobre tudo o que é visto em sala de aula, contribuindo para o fortalecimento do trabalho em equipe – disse a professora Bianca Tavares sobre a atividade.