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Autor de história em quadrinhos participa de atividade síncrona de língua portuguesa

Laerte Silvino foi o convidado especial de aula dos segundos anos de Agropecuária e Alimentos


Laerte Silvino é ilustrador e quadrinista recifense. Em 2015 ele lançou pela Editora Petrópolis a versão em quadrinhos do clássico poema de Gonçalves Dias, Juca Pirama. A obra faz parte da coleção Clássicos em HQ e foi o ponto central da conversa de Silvino com os estudantes dos segundos anos dos cursos técnicos integrados ao ensino médio em Agropecuária e Alimentos. A participação do artista foi parte da atividade síncrona promovida pelos professores de língua portuguesa Severino Rodrigues, Cristiane Conde e Kátia Cristina. Na conversa, os jovens tiveram a oportunidade de conhecer um pouco mais do processo criativo do autor e entender melhor o trabalho de adaptação para histórias em quadrinhos. “A leitura de quadrinhos em sala de aula é fundamental. É uma linguagem que atrai os alunos. E o principal numa aula de língua portuguesa, ou até mesmo língua inglesa, é justamente esse estímulo à leitura”, afirmou Rodrigues.

Os quadrinhos funcionam também como uma porta de entrada para a literatura tradicional. Para além da obra de Silvino, que já assinou diversos livros infantis e HQ’s, os estudantes puderam se aproximar nesta quinta-feira do poema de Gonçalves Dias em si. Juca Pirama, obra basilar do romantismo brasileiro, é um poema indianista que conta a história de um guerreiro Tupi que é capturado por uma tribo de índios Timbira e pede para ser solto para cuidar do pai doente. Execrado pela sua covardia, o guerreiro precisa provar novamente sua coragem. Rodrigues ressalta o papel-chave da adaptação de Silvino para estabelecer uma intimidade dos estudantes com a literatura tradicional: “Tem uma função especial na literatura de aprofundar o conhecimento e despertar o prazer estético. E a partir do momento que trabalhamos com a adaptação em quadrinhos dos clássicos, que muitas vezes são olhados de maneira enviesada pelos alunos, a gente faz com que eles percebam a importância, relevância e permanência dessas obras de um modo super atrativo e estimulante”.

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