Barreiros abre inscrição para cursos de extensão à distância

Desenvolvimento de tecnologia de baixo custo e Introdução ao latim são os cursos ofertados

Estão abertas as inscrições para dois cursos de extensão online do Campus Barreiros, seguindo a metodologia de Educação à Distância (EAD): Desenvolvimento de tecnologia de baixo custo com a plataforma Arduíno e Introdução ao latim instrumental. Os interessados devem preencher este formulário até o dia 07 de maio (quinta-feira). No dia seguinte, um email de confirmação da inscrição deve ser enviado para cada postulante. Ambos são gratuitos e estão abertos para toda a comunidade, incluindo pessoas que não estudam no IFPE, respeitando o limite de 40 vagas por turma. É exigido como pré-requisito obrigatório, no entanto, o Ensino Fundamental II completo. As aulas começam no dia 18 de maio e seguem até 14 de junho.

Saiba mais sobre cada um dos cursos:

CURSO 1: DESENVOLVIMENTO DE TECNOLOGIAS DE BAIXO CUSTO COM A PLATAFORMA ARDUINO (Módulo Básico) – 20h – 40 vagas

DOCENTE: José Mário de Mendonça Lemos

DESCRIÇÃO: O objetivo do curso é aumentar substancialmente o número de pessoas que tenham habilidades no desenvolvimento de soluções tecnológicas que sejam acessíveis ao maior número de pessoas, ou seja, tecnologias de baixo custo e abertas. O curso ministrado utilizará a plataforma de prototipagem eletrônica Arduino. A maior vantagem dessa plataforma sobre as outras é a facilidade de sua utilização; pessoas que não são da área técnica podem, rapidamente, aprender o básico e criar seus próprios projetos em um intervalo de tempo relativamente curto. A ideia é que através dos desafios e práticas propostos o aluno consolide o conhecimento teórico sobre o Arduino e seu manuseio ao mesmo tempo em que desenvolve uma visão holística sobre suas aplicações.

PÚBLICO-ALVO: Estudantes e entusiastas na aplicação de tecnologia em diversas áreas do conhecimento.

PRÉ-REQUISITOS: Ensino Fundamental II completo. Conhecimento em Informática.

PREFERENCIAL: Conhecimento em eletrônica e lógica de programação.

PERÍODO: De 18 de maio a 14 de junho de 2020.

CURSO 2: INTRODUÇÃO AO LATIM INSTRUMENTAL (Módulo Básico – Parte 01) – 20h – 40 vagas

DOCENTE: Cedric John Ayres

DESCRIÇÃO: O objetivo do curso é habilitar o aluno a conhecer alguns dos princípios básicos da língua latina, por exemplo: os seis casos, a concordância nominal, as quatro conjugações verbais, etc. O curso usará o livro “Lingua Latina Per Se Illustrata: Familia Romana” de Hans Ørberg, o qual, por sua vez, usa o chamado “método natural”, também conhecido como “indução contextual”. Este método não exige nenhum conhecimento prévio do idioma por parte do aluno, começa-se introduzindo frases simples, com pouca complexidade sintática, e palavras cujo significado pode ser facilmente deduzido pelo contexto. Através de repetições com pequenas variações, o livro vai aumentando o nível de complexidade gramática na medida em que o aluno vai se familiarizando com a língua. Para complementar este aspecto demasiadamente intuitivista do livro, as aulas servirão de uma leitura do texto companhados de explicação das regras gramaticais para que o aluno melhore o seu conhecimento tanto do latim quanto do português.

PRÉ-REQUISITOS: Ensino Fundamental II completo.

PERÍODO: De 18 de maio a 14 de junho de 2020.

Mais informações:

coord.extensao@barreiros.ifpe.edu.br