Início do conteúdo

Campus Barreiros participa de debate sobre futuro dos rios em Pernambuco

Professora Bianca Tavares falou sobre os prejuízos causados por enchentes em encontro realizado em Gravatá (PE)


Nos dias 30 e 31 de maio, o Campus Barreiros esteve presente no III Encontro de Comitês de Bacias Hidrográficas do Estado, realizado em Gravatá (PE). O evento reúne cerca de 180 pessoas entre membros de comitês, representantes de órgãos públicos e pesquisadores e tem por objetivo apresentar a situação dos rios em Pernambuco e todo o Nordeste. A professora Bianca Tavares, representante do Campus Barreiros, participou da palestra que destacou as mudanças climáticas, eventos hidrológicos extremos e conflitos pelo uso dos recursos hídricos. 

Foi uma oportunidade única para troca de experiências e capacitação dos membros do comitê. É muito importante que o IFPE participe dessas discussões para reforçar o vínculo com toda a comunidade que precisa e se beneficia dos rios”, destacou a professora. Durante o encontro, Bianca falou sobre as enchentes que ocorrem em Barreiros (PE), principalmente no período do inverno. A professora apresentou os desdobramentos das duas piores cheias do Rio Una, ocorridas nos anos de 2000 e 2010, que deixaram milhares de pessoas desabrigadas na cidade.

Exibi fotos e alguns registros da época para impactar as pessoas sobre a importância da preservação dos rios e da atuação do poder público para evitar que desastres dessa natureza voltem a se repetir”, explicou. Durante o evento, foi apresentado o aplicativo “Avaliação Hidroambiental das Bacias Hidrográficas de Pernambuco” desenvolvido pelo Instituto Federal de Pernambuco (IFPE – Campus Recife) que objetiva conhecer o desenvolvimento socioambiental de cada bacia. A previsão é que o app esteja disponível para download gratuitamente a partir do segundo semestre.

Fim do conteúdo