Cine Debate aborda a importância da preservação dos recursos naturais

Sessão de cinema foi realizada na manhã desta segunda-feira (15), no Auditório Central do Campus Barreiros

Em alusão ao Dia Mundial da Água (22/03) e do “Dia Nacional de Conservação do Solo” (15/04), o IFPE-Barreiros realizou nesta segunda-feira (15) a segunda edição do Cine Debate “Manejo e Conservação de Água e Solo”. O evento promoveu a exibição do filme “O Menino que Descobriu o Vento” do diretor Chiwetel Ejiofor. Participaram das atividades os alunos dos cursos técnicos integrados ao Ensino Médio em Agropecuária e em Alimentos e os estudantes do curso superior de Tecnologia em Agroecologia. Ao final da sessão, houve uma conversa sobre os principais assuntos abordados no filme.

O Menino que Descobriu o Vento” é inspirado em fatos e mostra a luta do personagem principal para conseguir fonte de energia que garanta o funcionamento de uma bomba d’água capaz de fazer a irrigação da plantação de milho da comunidade. O filme também destaca a luta do pai do protagonista para evitar que as árvores sejam derrubadas pela indústria de fumo, já que elas são fundamentais no combate às inundações em época de chuva.

Segundo Rômulo Souza, coordenador de Pesquisa e Extensão do IFPE-Barreiros, o Cine Debate contribuiu para os alunos compreenderem o quanto é indispensável preservar os recursos naturais para garantia da vida:  “O filme destaca a importância da água para o sucesso da agricultura, os cuidados necessários com o manejo do solo, além de mostrar a organização em comunidade, que impulsiona a difusão do conhecimento e o fortalecimento da agricultura familiar. Foi uma atividade bem proveitosa”, destacou o professor.