Combate à corrupção é tema de palestra no IFPE-Barreiros

Evento foi realizado na noite desta terça-feira (9) no Auditório Central do Campus

Com o objetivo de falar sobre a importância da participação dos cidadãos na construção de uma sociedade justa e ética, o IFPE- Barreiros realizou nesta terça-feira (9) a palestra “Controle Social no Combate à Corrupção”. A palestra foi ministrada por Patrícia Domingos, delegada da Polícia Civil de Pernambuco e teve como mediador Rodrigo Viana, juiz de direito da Comarca de Barreiros (PE). Cerca de 100 pessoas participaram do evento.

Durante o encontro, a delegada apresentou os resultados do seu trabalho a frente da Decasp – Delegacia de Polícia de Crimes contra a Administração e Serviços Públicos, extinta no ano passado. Pela Decasp, a delegada comandou as operações Ratatouille e Castelo de Farinha, que investigaram irregularidades na contratação de merenda escolar em Cabo de Santo Agostinho e Ipojuca, respectivamente. Para ela, crimes de corrupção são os mais difíceis de descobrir e a investigação seria facilitada com uma participação mais efetiva dos cidadãos:

Os corruptos estão cada vez mais profissionais e sempre realizam suas negociatas em ambientes fechados, locais de acesso restrito. Todos nós somos vítimas dos agentes públicos corruptos e, por isso, o cidadão precisa denunciar, quando souber de um crime. Nós entendemos que, muitas vezes, a vítima fica com medo de sofrer represálias, mas a denúncia pode ser anônima”, alerta. Segundo ela, uma das maneiras de realizar a denúncia é enviando mensagem pelo site do Ministério Público ou do Tribunal de Contas do Estado.

Durante a sua participação na palestra, o juiz de direito Rodrigo Viana destacou que o combate à corrupção está relacionado aos valores e hábitos de uma sociedade. Segundo ele, no Brasil, a cultura de punir políticos é recente. Ações mais contundentes iniciarammenos de 15 anos, nas operações Castelo de Areia e Satiagraha e na Ação Penal 470, conhecida como Mensalão, que resultou nas primeiras condenações de políticos por corrupção.

Ao final do encontro, o diretor-geral do Campus Barreiros, Adalberto Arruda, agradeceu a presença dos convidados e ressaltou a importância do IFPE-Barreiros, como casa de educação, ampliar as possibilidades de conhecimento para seus alunos: “estamos preparando cidadãos que construam uma sociedade melhor e mais justa. Palestras como essa auxiliam na formação moral e ética dos nossos estudantes e nos ajudam a seguir pelo caminho certo”, disse o diretor.