Documentário mostra a atuação do IFPE-Barreiros em assentamento da Mata Sul

Vídeo foi exibido nesta quinta-feira (25) durante a aula de encerramento do projeto de extensão realizado pelo Campus

O IFPE realizou nesta quinta-feira (25) a primeira sessão do documentário gravado para o projeto de extensão “Ensinando para vida: Enfoque CTS no ensino de ciências”. O vídeo foi produzido na escola municipal Lívio Tenório, localizada dentro do Assentamento Tentugal, em São José da Coroa Grande (PE). Ao final da sessão, realizada nas dependências da escola, os participantes levaram para casa uma cópia do filme. Durante a atividade, também foram apresentadas todas as ações desenvolvidas nos dois anos de projeto e os resultados obtidos.

O documentário conta a história de superação dos moradores da região, que perderam tudo na época da falência da Usina Central Barreiros, nos anos 90. Hoje, os agricultores são assentados da reforma agrária e buscam transformar a vida por meio da educação, com apoio do IFPE-Barreiros. Além de mostrar a realidade atual do assentamento, o vídeo apresenta o projeto de extensão que o Campus desenvolveu na localidade nos anos de 2017 e 2018.

O projeto foi coordenado pela professora Ana Alice Freire Agostinho, com auxílio do servidor Marcos Gouveia e de alunos bolsistas e voluntários. A proposta era despertar a responsabilidade social de jovens de 10 a 14 anos, com aulas sobre ciências, tecnologia e sociedade, aplicadas à realidade da comunidade. A atual diretora da escola Lívio Tenório, Luciana Maria da Silva, elogiou a iniciativa e os resultados do projeto:

“Foi de suma importância para nossa comunidade. Percebemos um grande desenvolvimento nos alunos e o interesse por novas temáticas, como a preocupação com a saúde e os cuidados com o meio ambiente”, destacou a diretora.

Para conferir o documentário, acesse  http://bit.ly/2GKjvt1