Estudantes do IFPE-Barreiros celebram cultura africana

Coordenado pela professora Sara Camargo, projeto Viva África trouxe apresentações de seminários, documentários, poesia, culinária e dança

Em comemoração ao dia da Libertação da África, celebrado no dia 25 de maio, o IFPE-Campus Barreiros promoveu, durante os dias 30 e 31 de maio, mais uma edição do projeto “Viva a África”.

Sob o comando da professora de história e coordenadora do projeto, Sara Camargo, estudantes e professores se reuniram, no dia da abertura, em torno do baobá próximo ao pavilhão de aulas e trataram da desconstrução de alguns mitos e preconceitos em relação ao continente africano.

Além da apresentação de documentários, poesia e degustação de alguns pratos representativos da cultura africana, a programação incluiu uma série de apresentações de seminários, frutos de pesquisas realizadas pelas turmas dos primeiros anos dos cursos Técnicos em Agropecuária e em Alimentos.

Já no segundo dia, o Viva África atraiu o público para o auditório central, onde aconteceram apresentações do grupo de capoeira Cordão de Ouro, do município de Barreiros, seguidas de danças protagonizadas por estudantes. O evento também contou com o desfile “Os mais belos e as mais belas afrodescendentes do IFPE – Campus Barreiros”.

“Nosso objetivo é estimular a valorização das raízes africanas na formação da cultura brasileira, sobretudo, estimular a valorização da cultura afro-brasileira em nossa comunidade, como uma expressão, de fato, identitárias. E queremos mostrar isso com alegria”, explica a coordenadora do projeto Viva África, Sara Camargo.