Estudantes do IFPE-Barreiros participam do II Encontro das Licenciaturas em Química

Evento aconteceu dia 20 de setembro no Campus Vitória de Santo Antão

Estudantes do curso de Licenciatura em Química do IFPE-Barreiros, vinculados  ao Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID)  e à residência pedagógica, participaram do II Encontro das Licenciaturas em Química, que aconteceu no último dia 20 de setembro no IFPE-Vitória de Santo Antão. O grupo esteve acompanhado pelos professores Gilson Bezerra e Douglas Lopes.

Os/as estudantes Amanda Alves da Silva, Fernando Augusto Silva Reis, Jackson Luiz de Melo Costa, João Pedro Amorim de Melo Silva, Lícia Pereira de Carvalho Tito, Luis Carlos da Silva, Pedro Lucas de Oliveira da Silva e Vitor Henrique da Silva se destacaram ao apresentar trabalhos que abordaram a criação de jogos com o intuito de auxiliar o ensino da disciplina de Química, com ênfase na cultura ifmaker. Os jogos desenvolvidos pelos/as bolsistas foram projetados para explorar conceitos fundamentais da Química, tais como átomos, tabela periódica e ligações químicas.

“A metodologia de criação desses jogos é um exemplo brilhante de como a educação pode ser mais interativa e acessível aos estudantes. A cultura ifmaker, caracterizada pela ênfase na fabricação digital e no movimento maker, foi cuidadosamente incorporada ao processo de desenvolvimento dos jogos. Isso permitiu que os alunos não apenas adquirissem conhecimentos em Química, mas também desenvolvessem habilidades práticas em design, tecnologia e programação”, avalia o professor do IFPE-Barreiros Gilson Bezerra.

Para ele, a participação dos alunos do PIBID do Campus Barreiros no II Encontro das Licenciaturas foi marcada pela inovação e pelo compromisso com a melhoria do ensino de Química. “Seus jogos educacionais, que incorporaram a cultura ifmaker e abordaram conceitos-chave da disciplina, são um exemplo inspirador de como a criatividade e a tecnologia podem ser aliadas na promoção de uma educação mais envolvente e eficaz. Esperamos que esses esforços continuem a inspirar outros educadores e estudantes a explorarem abordagens inovadoras para o ensino, contribuindo assim para a construção de um futuro mais promissor na área da educação”, destacou o professor.